.

.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Primeiro debate presidencial na TV hoje deve esquentar campanha eleitoral

Principais candidatos ao Palácio do Planalto confirmaram presença e irão confrontar propostas em encontro na Band
Por Germano Oliveira
O Globo
Imagens Google
O debate dos candidatos a presidente da República nesta terça-feira, às 22h, na TV Bandeirantes, tem todos os ingredientes para esquentar a disputa eleitoral. Afinal, todos os candidatos competitivos — Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) — confirmaram presença e as regras do debate preveem confronto entre eles em quatro dos seis blocos do programa.
— É a primeira vez que todos os candidatos estarão frente a frente. O interessante é que pela ordem dos sorteios, a primeira a perguntar será a Marina Silva, que poderá escolher tanto a Dilma como o Aécio. E a segunda a perguntar será a presidente Dilma, que também pode escolher um dos candidatos mais competitivos. Só isso já mostra o quanto será intenso este primeiro debate — disse Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo da Band.
Além de Dilma, Marina e Aécio, estarão no debate Eduardo Jorge (PV), Levy Fidélix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).
— Serão quatro blocos de confronto direto. Não faltará espaço para que cada um expresse realmente o que propõe para o país — acrescentou Mitre. O debate será mediado pelo jornalista Ricardo Boechat.
No primeiro bloco, os candidatos responderão a mesma pergunta feita por sugestões dos leitores do jornal Metro, do grupo Bandeirantes. O segundo bloco, no entanto, promete ser mais disputado, pois um candidato pode responder a outro candidato.
— Não posso analisar qual será a performance de cada candidato, mas acredito que o que disserem neste debate da Band vai pautar a campanha. Além disso, o debate acontecerá no meio de duas pesquisas eleitorais. Nesta terça-feira o Ibope divulga sua pesquisa e no dia seguinte o Datafolha sairá a campo para fazer o seu levantamento — disse Mitre.
O clima de confronto poderá continuar no terceiro bloco, quando jornalistas fazem perguntas a cada um dos candidatos, mas escolhe um outro para comentar sobre a mesma pergunta. Todos os candidatos comentarão. No quarto bloco, retoma-se a regra do segundo bloco, com um candidato podendo fazer pergunta para outro. No quinto, voltam as perguntas dos jornalistas, que escolhe outro candidato para comentar a resposta do candidato perguntado. No sexto e último bloco haverá as considerações finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário