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sábado, 23 de agosto de 2014

Escola Professor Daniel em Casinhas-PE é referência em sustentabilidade ambiental

Da Redação
Professor Agaci Soares
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Escola Municipal Professor Daniel localizada na zona rural do sítio Montado de Casinhas – PE, oferecendo ensino fundamental I e II tem como gestora a professora Janiere Aguiar e vem neste ano de 2014 em especial desenvolvendo um trabalho digno de aplausos. A cidade de Casinhas por se localizar no agreste pernambucano tem longos períodos de estiagem não deixando grandes possibilidades para os agricultores cultivarem e colherem, para muitas pessoas é o principal motivo de não se fazer educação ambiental, pensamento diferente que não passa na cabeça dos alunos e professores da escola.  
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A sustentabilidade é tema de muitos congressos e seminários em todo o Brasil, é de uma ousadia ímpar e genuína o que a equipe desta escola vem fazendo, não olharam para as dificuldades, mas para os resultados e a qualidade de ensino que podem proporcionar aos seus educandos, em conversa com o coordenador  dos anos finais Givanildo Melo ele nos falou “É muito bom ver nossos alunos, professores e funcionários em geral  empenhados na questão ambiental, somos uma escola localizada na zona rural e jamais poderíamos esquecer de trabalhar este lado tão bom e importante. Os esforços são grandes porque estamos quebrando barreiras e ultrapassando fronteiras em pleno século XXI onde a maioria visa tecnologia e informática. Já nós estamos buscando uma formação cidadã, humana e sustentável.”
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Já nesta quinta-feira alguns alunos como forma de incentivo e busca de novas idéias e projetos inovadores para o município de Casinhas foram visitar o SERTA  (Serviço de Tecnologia Alternativa) que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão formar jovens, educadores/as e produtores/as familiares, para atuarem na transformação das circunstâncias econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas, na promoção do desenvolvimento sustentável do campo. A organização foi fundada em 1989 a partir de um grupo de agricultores, técnicos e educadores que desenvolviam em comunidades rurais uma metodologia própria para a promoção do meio ambiente, a melhoria da propriedade e da renda e o uso de tecnologias apropriadas. Desde sua origem, teve como foco o desenvolvimento e reconhecimento da importância da agricultura familiar.
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