Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br
Moradores dos sítios Chatinha de Cima, Chatinha de Baixo, Montado, Montado de Cima, Fundão de Baixo e Umari, no município de Casinhas, definiram na última sexta-feira (22) as prioridades dessas comunidades em mais duas plenárias realizadas pelo programa Orçamento Participativo 2014. O primeiro encontro aconteceu pela manhã, na Escola Benedito Roseno Freire, em Chatinha de Baixo, e contou com a presença da prefeita Rosineide Barbosa, vereadores, secretários municipais e seus auxiliares.
|
Foto: Mário Andrade/Divulgação |
O pastor e ex-vereador de Casinhas, Florisvaldo Barbosa, foi quem abriu a reunião. "Através do Orçamento Participativo, a prefeita quer prestar serviços em todas as localidades de uma maneira geral. A gente observa com isso que ela está tendo a coragem de se expor, de ir até o povo, para atender os anseios de todos vocês", disse.
"Olha como é importante estar aqui presente. Hoje nós vamos estar pedindo, vamos estar decidindo os destinos dos recursos que serão investidos nas comunidades de vocês. Fazer um Orçamento Participativo não é tarefa fácil. É necessário, antes de mais nada, ter ousadia e vir pessoalmente à comunidade para decidir, com total transparência, benfeitorias para a população", emendou o coordenador do OP, Agaci Soares.
|
Fotos: Mário Andrade/Divulgação |
Em Chatinha, foram eleitas pela população as seguintes prioridades: 1- Construção de passagem molhada; 2- Construção do Posto de Saúde; 3- Reforma da Escola Benedito Roseno Freire. "Fico muito feliz por vocês terem colocado entre as prioridades a reforma da escola, que também está precisando ser ampliada, e nós já estamos empenhados em buscar realizar muito em breve esta obra", ressaltou a secretária de Educação, Laura Sousa. Ao final da plenária, também foram eleitos por meio de votação popular dois delegados comunitários: Cícero Pereira da Silva (titular) e Maria José Santana de Sousa (suplente).
Ao se pronunciar, a prefeita Rosineide Barbosa anunciou ótimas novidades para aquela região, a exemplo da construção do calçamento de Chatinha de Cima e no entorno da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como a "Igreja de Cícero". "Ainda este ano, com toda certeza, graças aos recursos do FEM 2, do Governo do Estado, nós iremos construir a passagem molhada e o calçamento, daqui da escola até na pista", afirmou.
|
Fotos: Mário Andrade/Divulgação |
Rosineide ainda destacou que exatos 11 anos depois da realização da primeira edição do Orçamento Participativo 'o povo de Casinhas voltava a ser ouvido'. "Lembro que aqui vocês me pediram o espaço onde hoje funciona a Associação dos Moradores e nós conseguimos. Nós vamos atender o pedido de vocês mais uma vez, vamos reerguer o posto de saúde, deixá-lo totalmente equipado como o povo merece, além de disponibilizar não só atendimento médico como também odontológico, psicológico, do CRAS, NASF, enfim, podem ter a certeza absoluta de que vamos atender vocês. Fiz questão de vir aqui hoje para prometer tudo isso olhando nos olhos de todos vocês, sem medo ou vergonha", afirmou Rosineide Barbosa.
|
Foto: Mário Andrade/Divulgação |
MONTADO - Na parte da tarde, foi a vez dos moradores do sítio Montado apresentarem suas propostas para o programa. A plenária aconteceu na Escola Professor Daniel, e também contou com a presença da prefeita Rosineide Barbosa e sua equipe. Lá, a prioridade máxima que foi eleita é um sonho antigo daquela população: a implantação de um sistema com água encanada ou a construção de um chafariz para suprir as necessidades daquela comunidade.
Em segundo lugar, ficou o melhoramento da escola com ampliação do horário da creche e, em terceiro, ações de geração de emprego e renda. Os dois delegados comunitários eleitos foram os moradores Adalberto (titular) e Márcia (suplente). Veja nas imagens:
|
Rosineide se comprometeu em atender as prioridades da comunidade (Fotos: Mário Andrade/Divulgação) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário