.

.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Casinhas: 2ª e 3ª plenárias do Orçamento Participativo, em Chatinha e Montado, definem prioridades

A prefeita Rosineide Barbosa fez questão de ouvir pessoalmente as três principais prioridades dos moradores e anunciou novidades (Foto: Mário Andrade/Divulgação)

Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br
Moradores dos sítios Chatinha de Cima, Chatinha de Baixo, Montado, Montado de Cima, Fundão de Baixo e Umari, no município de Casinhas, definiram na última sexta-feira (22) as prioridades dessas comunidades em mais duas plenárias realizadas pelo programa Orçamento Participativo 2014. O primeiro encontro aconteceu pela manhã, na Escola Benedito Roseno Freire, em Chatinha de Baixo, e contou com a presença da prefeita Rosineide Barbosa, vereadores, secretários municipais e seus auxiliares.
Foto: Mário Andrade/Divulgação
O pastor e ex-vereador de Casinhas, Florisvaldo Barbosa, foi quem abriu a reunião. "Através do Orçamento Participativo, a prefeita quer prestar serviços em todas as localidades de uma maneira geral. A gente observa com isso que ela está tendo a coragem de se expor, de ir até o povo, para atender os anseios de todos vocês", disse.

"Olha como é importante estar aqui presente. Hoje nós vamos estar pedindo, vamos estar decidindo os destinos dos recursos que serão investidos nas comunidades de vocês. Fazer um Orçamento Participativo não é tarefa fácil. É necessário, antes de mais nada, ter ousadia e vir pessoalmente à comunidade para decidir, com total transparência, benfeitorias para a população", emendou o coordenador do OP, Agaci Soares.
Fotos: Mário Andrade/Divulgação
Em Chatinha, foram eleitas pela população as seguintes prioridades: 1- Construção de passagem molhada; 2- Construção do Posto de Saúde; 3- Reforma da Escola Benedito Roseno Freire. "Fico muito feliz por vocês terem colocado entre as prioridades a reforma da escola, que também está precisando ser ampliada, e nós já estamos empenhados em buscar realizar muito em breve esta obra", ressaltou a secretária de Educação, Laura Sousa. Ao final da plenária, também foram eleitos por meio de votação popular dois delegados comunitários: Cícero Pereira da Silva (titular) e Maria José Santana de Sousa (suplente).

Ao se pronunciar, a prefeita Rosineide Barbosa anunciou ótimas novidades para aquela região, a exemplo da construção do calçamento de Chatinha de Cima e no entorno da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como a "Igreja de Cícero". "Ainda este ano, com toda certeza, graças aos recursos do FEM 2, do Governo do Estado, nós iremos construir a passagem molhada e o calçamento, daqui da escola até na pista", afirmou.
Fotos: Mário Andrade/Divulgação
Rosineide ainda destacou que exatos 11 anos depois da realização da primeira edição do Orçamento Participativo 'o povo de Casinhas voltava a ser ouvido'. "Lembro que aqui vocês me pediram o espaço onde hoje funciona a Associação dos Moradores e nós conseguimos. Nós vamos atender o pedido de vocês mais uma vez, vamos reerguer o posto de saúde, deixá-lo totalmente equipado como o povo merece, além de disponibilizar não só atendimento médico como também odontológico, psicológico, do CRAS, NASF, enfim, podem ter a certeza absoluta de que vamos atender vocês. Fiz questão de vir aqui hoje para prometer tudo isso olhando nos olhos de todos vocês, sem medo ou vergonha", afirmou Rosineide Barbosa.
Foto: Mário Andrade/Divulgação
MONTADO - Na parte da tarde, foi a vez dos moradores do sítio Montado apresentarem suas propostas para o programa. A plenária aconteceu na Escola Professor Daniel, e também contou com a presença da prefeita Rosineide Barbosa e sua equipe. Lá, a prioridade máxima que foi eleita é um sonho antigo daquela população: a implantação de um sistema com água encanada ou a construção de um chafariz para suprir as necessidades daquela comunidade.

Em segundo lugar, ficou o melhoramento da escola com ampliação do horário da creche e, em terceiro, ações de geração de emprego e renda. Os dois delegados comunitários eleitos foram os moradores Adalberto (titular) e Márcia (suplente). Veja nas imagens:
Rosineide se comprometeu em atender as prioridades da comunidade (Fotos: Mário Andrade/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário