.

.

sábado, 9 de agosto de 2014

Educação é o quarto assunto que mais preocupa os brasileirosIm

Do G1.com Jornal Nacional
Segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha, que o Jornal Nacional está apresentando nesta semana, a maior preocupação dos brasileiros é com a saúde pública. Em seguida, estão a segurança pública e o medo de ficar sem trabalho - apesar do nível baixo das taxas de desemprego.
Educação é o quarto assunto que mais preocupa os brasileiros, segundo a pesquisa. Os moradores do Sudeste e do Sul são os que mais se preocupam com o tema, seguidos do Nordeste, do Norte e Centro-Oeste.
É uma rotina puxada. Ana Carla é operadora de caixa numa agência lotérica. Estudar, só à noite.
"Eu já pensei em alguns momentos de desistir de trabalhar, mas desistir da escola jamais", conta a estudante.
E ela não é a única em uma escola de Itabaiana, em Sergipe.
“Nós temos o aluno que é simplesmente o filho, um aluno, e aquele aluno trabalhador, aluno mãe, temos muitas alunas que são mães, e a maioria trabalha no comércio”, afirma a diretora Marilene Menezes Vasconcelos.

Realidade que impõe um desafio. "Manter o aluno na escola", conta Marilene.
Imagem G1.com
O Brasil tem mais de 50 milhões de alunos no ensino básico, que abrange o pré-escolar, o ensino fundamental, até o médio completo, a grande maioria na rede pública. É menos do que dez anos atrás. O governo atribui a redução à melhora do fluxo escolar, com menores taxas de reprovação. Segundo especialistas, também há outro fator: o censo escolar passou a ser digitalizado, o que reduziu fraudes e erros no registro das matrículas.
“Nos últimos anos, o Brasil colocou a quantidade. Praticamente nós universalizamos a educação básica. Apesar de os recursos terem aumentado nos últimos anos, e de forma substancial, ele ainda não se traduziu em termos de qualidade pela aprendizagem escolar”, diz o especialista em educação Mozart Neves.
Recurso tem só que muitas vezes é desperdiçado. O laboratório de informática fica assim: completamente às escuras. É que a rede elétrica da escola tem uma série de problemas. Conseqüência de uma reforma mal feita, dois anos atrás. Recentemente, um laudo técnico condenou a rede. Agora, segundo a direção da escola, é preciso aguardar uma nova licitação para fazer os consertos necessários.
"Eu me sinto triste, somos capazes, mas não temos possibilidades", destaca a estudante Joyce de Carvalho.
A biblioteca fica fechada. Não tem funcionário.
"Papel da escola não é só dar informações, é instigar o aluno a procurar novos conhecimentos", defende a estudante Luana Nunes.
Imagens G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário