.

.

domingo, 31 de agosto de 2014

Marina muda o quadro e diminui resistências em Pernambuco

Lideranças do PSB que antes eram próximas da presidente Dilma no Estado, agora se engajam na campanha de Marina

Fonte IG.com
A ascensão de Marina nas pesquisas alterou o quadro eleitoral em Pernambuco. No estado natal de Eduardo Campos, morto em acidente aéreo, Dilma vencia o ex-governador do Estado, embora por um percentual pequeno. Agora, as pesquisas dão Marina Silva, a substituta de Campos, à frente da atual presidente da República. Lideranças do PSB no Estado como o atual governador, João Lyra, mostravam-se muito mais próximos de Dilma. Em abril, imediatamente após sua posse no governo de Pernambuco, Lyra recebeu a presidente em sua cidade, Caruaru. Agora, ele engrossa o apoio a Marina. Ex-ministro da Integração Nacional de Dilma, o candidato a senador no Estado, Fernando Bezerra Coelho, sentia certo desconforto no PSB. Ele e Lyra não pertenciam ao círculo mais próximo de Campos.
DIVULGAção/PSB

Presidenciável Marina Silva (PSB) visita a Fenasucro, em Sertãozinho, São Paulo (28/08)



Bezerra também estava contrariado porque pretendia ser candidato ao governo e foi preterido. Teve de se contentar com a disputa ao Senado. Mas, no momento, o ex-ministro e o atual governador se sentem abrigados no PSB, tal como Marina. E se engajam, com afinco, em sua campanha. Outra alteração: o candidato a governador do PSB, Paulo Câmara, tinha 11% nas pesquisas, antes da morte de Campos. Dez dias depois do acidente, subiu para 29%, diminuindo a diferença de Armando Monteiro (PTB), que tem 38%.
Lula foi chamado ao Estado e, no dia 4, participa de um ato para reforçar as campanhas de Monteiro e Dilma. .No Rio, deputados do PMDB que estavam com Aécio migraram para Marina. Em São Paulo, um deputado petista disse haver dentro de seu partido uma clima de “estupefação” com o crescimento de Marina nas ruas. Para ele, Marina estaria “parecendo um novo Lula”.
Rede progressista
O debate presidencial estimulou o crescimento nas redes sociais de candidatos pouco conhecidos com discurso progressista. Eduardo Jorge (PV) duplicou seus seguidores no Facebook nesta semana. Luciana Genro (Psol) cresceu 50%. Conservadores, Levy Fidelix (PRTB) e Pastor Everaldo (PSC) diminuíram o ritmo de crescimento.
Disputa de “elite”
A afirmação da presidenciável Marina Silva (PSB) de que o seringueiro Chico Mendes, morto em 1988, era “elite” colocou a figura dele no centro da disputa eleitoral. A viúva, Ilzamar, defendeu a candidata. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (AC), do qual ele era presidente, divulgou uma nota contra Marina.
Neca causa furor
A crítica de Levy Fidelix (PRTB), no debate da Band, ao apoio à Marina Silva de Maria Alice Setúbal, a “Neca”, herdeira do Itaú, virou piadinha nas redes sociais. Para a comunidade LGBT, ganhou até um tom cômico. "Neca", na gíria gay, é sinônimo do órgão sexual masculino.
Parentes em campanha “pela família”
A candidata do PTB paulista ao Senado, Marlene Campos Machado, se apresenta como "a senadora da família". Ela é casada com o presidente estadual do partido, Campos Machado, que tenta renovar seu mandato na Assembleia Legislativa. Candidata à deputada estadual em São Paulo, Lívia Fidelix (PRTB-SP) destaca, em sua propaganda eleitoral, a importância da defesa da família. Ela é filha do presidenciável do partido, Levy Fidelix. As duas não explicam a família de quem.
Defesa dos animais também é tema comum
Assim como a família, a proteção dos animais é tema recorrente dos candidatos a deputado de diferentes partidos em São Paulo. O assunto já havia feito sucesso na eleição para vereador em 2012. O mais votado na capital paulista foi Roberto Tripoli (PV), com 132.313 votos, irmão do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP). O tema é mote de ambos.
O Estado brasileiro pagou um preço alto quando se confundia Estado com a Igreja Católica. Não pode voltar a pagar um preço alto pelo fundamentalismo religioso. Em boa parte acho que ela representa isso – Carlos Lupi, candidato ao Senado (PDT-RJ), sobre a presidenciável Marina Silva
*Com Leonardo Fuhrmann

"Não quero ser apenas a prefeita, mas a amiga do povo de Casinhas", diz Rosineide em jantar com a equipe do OP 2014

Prefeita se reuniu com sua equipe na noite da última sexta-feira (29), no Restaurante Acácia, em Surubim, para agradecer o apoio recebido durante as plenárias do Orçamento Participativo 2014(Foto: Marcelo Andrade/Divulgação)

Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

Após encerrar nesta sexta-feira (29) a última plenária do Orçamento Participativo 2014, no sítio Catolé de Mitonho, a prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa (PSDB), se reuniu com a equipe de colaboradores que a acompanharam durante a intensa maratona de reuniões do programa ocorrida nas duas últimas semanas para um jantar no Restaurante Acácia, na vizinha cidade de Surubim.

O momento foi marcado por um bate-papo descontraído e recheado com algumas doses de emoção entre a prefeita e a equipe do Orçamento Participativo, vereadores e comunicadores do seu governo. Na ocasião, o coordenador municipal do OP, Agaci Andrade, aproveitou para destacar o sucesso do programa, que contemplou todas as comunidades do município. "Parabéns, Rosineide, pela sua coragem. Eu lhe disse isto desde a primeira reunião do Orçamento Participativo. Você, em nenhum momento, teve receio de ir ao encontro da população. E foi ainda mais gostoso porque foi tudo feito em equipe. Por todo esforço que foi realizado em conjunto, o sentimento que ficou foi de que valeu a pena", ressaltou Soares.
Agaci Soares, coordenador do Orçamento Participativo de Casinhas (Foto: Marcelo Andrade/Divulgação)
Membros da coordenação do OP, como Agaci e Rejane, além do fotógrafo oficial da PMC, Mário Andrade (com sua esposa, Edlucia Ulisses, e seu filho, Marcelo Andrade) também se fizeram presentes no jantar (Foto: Marcelo Andrade/Divulgação)
Rosineide também se pronunciou para agradecer pelo apoio e colaboração que recebeu da sua equipe durante a condução dos trabalhos do OP. "Eu queria muito agradecer pelo empenho de todos vocês, porque ninguém constrói nada sozinho. E eu conto com vocês para que a gente possa dar prosseguimento aos nossos trabalhos, seja na esfera administrativa ou na política. Acabou-se, com as plenárias que foram realizadas nas comunidades, a primeira etapa do Orçamento Participativo, mas a partir da próxima semana tem início a fase decisiva da campanha eleitoral deste ano e nós também vamos entrar de corpo e alma nela", disse.

"Quero também dizer que estou prefeita hoje, mas a amizade deve continuar. Gostaria muito de fazer relacionamentos de amizade com as pessoas, porque o que eu passei não quero que ninguém passe. Afinal de contas, amizade é para sempre. Ser amiga é uma coisa, ser prefeita é outra. E eu não quero ser só a prefeita, mas, principalmente, a amiga do povo de Casinhas. Eu quero muito ser essa pessoa, de coração. Quero, de verdade, fazer uma Casinhas diferente, com uma nova maneira de enxergar e fazer a política, mas para isso preciso do apoio de todos vocês, porque sozinha não vou chegar a lugar nenhum", assegurou, visivelmente emocionada. 
O vereador Gilberto do Posto, Jucélio Sales e a vereadora Fátima do Sindicato também participaram da mesa (Foto: Marcelo Andrade/Divulgação)
"Vou continuar sendo esta pessoa que sempre fui. Não sou enxerida, como dizem alguns, posso ter todos os defeitos, mas a política nunca subiu à minha cabeça. Só não gosto de coisa inventada. Eu me sinto muito bem assim e só fico triste quando as pessoas não me procuram. Não gosto de isolamento, mas de trabalhar em conjunto. Quando disse que a convivência com doutor Miguel Arraes (ex-governador, já falecido) foi uma das minhas maiores escolas, como também com meu pai, Miguel Agostinho, é verdade. (...) Eu, na verdade, sou uma pessoa muito tímida, mas às vezes a gente é obrigado realmente a incorporar seu papel de figura pública para poder alcançar os objetivos", finalizou, recebendo, logo em seguida, mensagens de apoio e consideração de todos os que estavam presentes na mesa.
Este blogueiro e outros integrantes da equipe de comunicação do Governo Rosineide Barbosa, como Jota Santos e Dadal Casinhas, também marcaram presença na confraternização (Foto: Marcelo Andrade/Divulgação)

'Bruxa à solta' na PE-102, em Casinhas, deixa saldo de 3 acidentes de moto neste sábado

Simulação de resgate em caso de acidente de trânsito com a equipe do Samu de Casinhas, promovida em julho deste ano pela campanha "Sua Vida Não Tem Preço" (Foto: Agaci Soares/Divulgação)

Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

A expressão "bruxa à solta", que costuma ser empregada quando acontece uma sucessão de coisas ruins, caberia muito bem para resumir aqui no Blog a sequência de acidentes de moto ocorridos entre o final da tarde e o início da noite deste sábado (30) em três locais diferentes da rodovia PE-102, que corta o município de Casinhas.

O primeiro acidente aconteceu no sítio Boi, o segundo na localidade de Lagoa de Pedra e o último no sítio Catolé, por volta das 19h, envolvendo um jovem que tentou desviar de um animal que atravessava a pista e bateu contra uma estaca. Nos outros dois casos, os condutores perderam o controle dos veículos e tombaram no acostamento.

O Blog entrou em contato com o coordenador do movimento "Sua Vida Não tem Preço - Chega de Mortes no Trânsito de Casinhas ", Agaci Soares, para ouvir sua opinião sobre a ocorrência desses novos acidentes. "Não dá mais para continuar com tanta imprudência na PE-102, em Casinhas. Lamentavelmente, o nosso município registra mais três acidentes envolvendo motocicletas um um único dia, apesar dos esforços do atual governo municipal, secretarias, escolas e da campanha que lançamos por ocasião do aniversário de 19 anos da cidade no último mês de julho", lamentou.

"As estatísticas que tenho em mãos é de que o álcool é o principal vilão na maioria dos casos. Confesso que estou muito preocupado e estarei realizando uma reunião na próxima semana com a equipe da campanha para que possamos agir com mais eficácia na conscientização, pois este é o meio mais genuíno de buscar reduzir o número de acidentes com motos no município", ressaltou.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Casinhas: 2ª e 3ª plenárias do Orçamento Participativo, em Chatinha e Montado, definem prioridades

A prefeita Rosineide Barbosa fez questão de ouvir pessoalmente as três principais prioridades dos moradores e anunciou novidades (Foto: Mário Andrade/Divulgação)

Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br
Moradores dos sítios Chatinha de Cima, Chatinha de Baixo, Montado, Montado de Cima, Fundão de Baixo e Umari, no município de Casinhas, definiram na última sexta-feira (22) as prioridades dessas comunidades em mais duas plenárias realizadas pelo programa Orçamento Participativo 2014. O primeiro encontro aconteceu pela manhã, na Escola Benedito Roseno Freire, em Chatinha de Baixo, e contou com a presença da prefeita Rosineide Barbosa, vereadores, secretários municipais e seus auxiliares.
Foto: Mário Andrade/Divulgação
O pastor e ex-vereador de Casinhas, Florisvaldo Barbosa, foi quem abriu a reunião. "Através do Orçamento Participativo, a prefeita quer prestar serviços em todas as localidades de uma maneira geral. A gente observa com isso que ela está tendo a coragem de se expor, de ir até o povo, para atender os anseios de todos vocês", disse.

"Olha como é importante estar aqui presente. Hoje nós vamos estar pedindo, vamos estar decidindo os destinos dos recursos que serão investidos nas comunidades de vocês. Fazer um Orçamento Participativo não é tarefa fácil. É necessário, antes de mais nada, ter ousadia e vir pessoalmente à comunidade para decidir, com total transparência, benfeitorias para a população", emendou o coordenador do OP, Agaci Soares.
Fotos: Mário Andrade/Divulgação
Em Chatinha, foram eleitas pela população as seguintes prioridades: 1- Construção de passagem molhada; 2- Construção do Posto de Saúde; 3- Reforma da Escola Benedito Roseno Freire. "Fico muito feliz por vocês terem colocado entre as prioridades a reforma da escola, que também está precisando ser ampliada, e nós já estamos empenhados em buscar realizar muito em breve esta obra", ressaltou a secretária de Educação, Laura Sousa. Ao final da plenária, também foram eleitos por meio de votação popular dois delegados comunitários: Cícero Pereira da Silva (titular) e Maria José Santana de Sousa (suplente).

Ao se pronunciar, a prefeita Rosineide Barbosa anunciou ótimas novidades para aquela região, a exemplo da construção do calçamento de Chatinha de Cima e no entorno da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como a "Igreja de Cícero". "Ainda este ano, com toda certeza, graças aos recursos do FEM 2, do Governo do Estado, nós iremos construir a passagem molhada e o calçamento, daqui da escola até na pista", afirmou.
Fotos: Mário Andrade/Divulgação
Rosineide ainda destacou que exatos 11 anos depois da realização da primeira edição do Orçamento Participativo 'o povo de Casinhas voltava a ser ouvido'. "Lembro que aqui vocês me pediram o espaço onde hoje funciona a Associação dos Moradores e nós conseguimos. Nós vamos atender o pedido de vocês mais uma vez, vamos reerguer o posto de saúde, deixá-lo totalmente equipado como o povo merece, além de disponibilizar não só atendimento médico como também odontológico, psicológico, do CRAS, NASF, enfim, podem ter a certeza absoluta de que vamos atender vocês. Fiz questão de vir aqui hoje para prometer tudo isso olhando nos olhos de todos vocês, sem medo ou vergonha", afirmou Rosineide Barbosa.
Foto: Mário Andrade/Divulgação
MONTADO - Na parte da tarde, foi a vez dos moradores do sítio Montado apresentarem suas propostas para o programa. A plenária aconteceu na Escola Professor Daniel, e também contou com a presença da prefeita Rosineide Barbosa e sua equipe. Lá, a prioridade máxima que foi eleita é um sonho antigo daquela população: a implantação de um sistema com água encanada ou a construção de um chafariz para suprir as necessidades daquela comunidade.

Em segundo lugar, ficou o melhoramento da escola com ampliação do horário da creche e, em terceiro, ações de geração de emprego e renda. Os dois delegados comunitários eleitos foram os moradores Adalberto (titular) e Márcia (suplente). Veja nas imagens:
Rosineide se comprometeu em atender as prioridades da comunidade (Fotos: Mário Andrade/Divulgação)

Ex-prefeita de Vertente do Lério mostra que ainda tem grande prestígio Político na cidade

Do Isurubim

Nesse final de semana a ex prefeita de Vertente do Lério Welita Sales (PR), mostrou que ainda tem um grande prestígio político pela cidade que governou por dois mandatos seguidos.

Em uma festa para adesivar carros com seus candidatos a deputado Welita acabou aglomerando uma grande quantidade de pessoas pelas ruas da capital do calcário, eram amigos, correligionários, parceiros e várias pessoas do seu grupo político marcaram presença resultando em uma grande multidão pelas ruas de Vertente do Lério.
Dª Welita é um nome forte para disputar contra o atual prefeito Daniel Almeida (PT), nas eleições 2016. 
Desde que saiu da Prefeitura ela tem aglomerando ao seu lado vários e aliados que deixaram a gestão petista no município formando uma boa base para lançar o seu nome como candidata nas próximas eleições. 


‘Uma boa escola é a que consegue manter o seu aluno’

O educador José Francisco Soares, presidente do Inep, órgão responsável pelo Enem, é um dos principais palestrantes do Educação 360
imagens google
POR ANDRÉA RANGEL
O globo
RIO - Referência em análise de sistemas de avaliação educacional, José Francisco Soares é presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, ferramenta de avaliação do aprendizado nas escolas e principal porta de entrada ao ensino superior no Brasil, cuja edição de 2014 conta com mais de 8,7 milhões de inscritos. Nesta entrevista, o especialista comenta as funções do exame, suas consequências e informa que, este ano, o órgão começou a certificar todos os corretores da redação do Enem, que estão passando por cursos de capacitação.
O Enem é um processo seletivo para universidades e uma ferramenta de acompanhamento do aprendizado. O senhor poderia comentar essa dupla função?
O Enem tem várias funções. Entretanto, a sua maior função é fornecer às universidades uma medida confiável e precisa do desempenho dos alunos nas ciências humanas, nas ciências da natureza, na matemática, nas linguagens e na redação. As universidades utilizam essas notas para fazer a seleção de seus alunos. No entanto, há outra dimensão, a da avaliação do desempenho dos alunos do ensino médio, menos utilizada. A avaliação externa deve cuidar para ser mais justa educacionalmente. O sistema de avaliação não fez tudo o que pode fazer.
Um novo projeto pedagógico será incorporado à matriz do exame?
Nesse instante, o Inep está envolvido em dar relevância à avaliação. Esta avaliação tem como unidade a questão de prova, o item. Na medida em que existem itens comentados vinculados ao currículo, vamos ter um uso pedagógico mais efetivo do Enem.
As escolas estão conseguindo se apropriar dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil para aprimorar a qualidade de ensino?
Os sistemas de avaliação não produzem informações pedagógicas na mesma dimensão e importância dos indicadores numéricos. E é exatamente isso que, mudando, vai tornar as avaliações mais relevantes. O Inep está procurando mudar a sua rotina para incluir esse tipo de informação na divulgação das avaliações.
O Inep prevê novidade para as provas de redação do Enem deste ano?
A próxima etapa será certificar todos os corretores. Este ano, 969 supervisores foram submetidos ao processo de certificação. Após uma capacitação com 30 horas, eles passaram por uma prova presencial, na qual avaliaram redações com notas já conhecidas e produziram um texto. Ganharam o certificado de excelência, nesse primeiro processo, 677 supervisores. Esperamos que, nos próximos anos, só corrija o Enem quem for certificado.
O que faz uma escola ser reconhecida como instituição de qualidade?
Uma boa escola consegue manter o seu aluno e ensiná-lo. Isto é muito difícil em determinadas circunstâncias, mas a manutenção e a promoção do aluno e, naturalmente, o aprendizado são os indicadores que a gente busca. Entretanto, uma boa escola é a que consegue obter esses resultados num bom ambiente, em que alunos e professores se sintam bem. A boa escola produz resultados por um processo que contribui para a formação integral do aluno, cognitiva, social e ética.
Já temos os instrumentos necessários para avaliar a educação no Brasil? O que precisa ser aperfeiçoado ou implementado?
Com a aplicação da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) na fase final do Ciclo de Alfabetização, nós temos agora uma avaliação aos oito anos, outra aos 14 e o Enem. Nós temos os instrumentos. O que é preciso é aperfeiçoá-los. Por exemplo, é preciso que a gente discuta se o que estamos cobrando nesses testes é, de fato, aquilo que deveria ser cobrado.
Quais serão os principais assuntos abordados durante a sua conferência no Educação 360?
O Inep procura dar à sociedade informações de dois resultados: a trajetória e o aprendizado. Então, vou sublinhar e analisar a importância desses dois resultados na concretização do direito à educação, que precisa estar sistematizada em indicadores de processo e de resultado.
Muitos pais se baseiam no ranking das escolas mais bem colocadas no Enem. Poderia comentar as vantagens e desvantagens desses rankings?
O papel do Inep é divulgar informações sobre os censos e as avaliações, entre as quais o Enem, para que a sociedade tome decisões. A criação de rankings é uma forma muito limitada de síntese. Por isso, o Inep não faz rankings. Quem faz isso são os usuários da informação pública disponibilizada pelo Inep. E os rankings são usualmente feitos com a média do desempenho dos alunos de uma escola, não mostrando a variedade de desempenho entre eles. A escolha de uma escola deve passar por muitos critérios. As famílias devem saber que os filhos podem aprender em escolas com diferentes projetos pedagógicos e devem avaliar qual projeto está mais adequado para seus filhos. Há pessoas que se sentem melhor em escolas que valorizem outras dimensões além da cognitiva. Portanto, o ranking dá informações secundárias para a escolha.
O ensino médio se tornou um mero preparatório para o vestibular ou o Enem?
Tradicionalmente, o ensino médio é influenciado pelos exames de admissão das universidades e, agora, pelo Enem, que tem várias vantagens em relação ao vestibular. Uma vantagem particularmente importante é a mobilidade. O aluno faz um único exame e, com ele, acessa um conjunto grande de universidades. No entanto, o acesso à universidade não deveria ser a única finalidade do ensino médio. Ainda há muitas discussões sobre esse tema no Congresso Nacional, no debate educacional e fora dele. O ensino médio deve ser a etapa final da educação básica, depois da qual o aluno deve estar preparado para a vida do trabalho e da cidadania. A universidade, embora desejada, não é a única trajetória para todos os alunos. O acesso a ela, entretanto, deve ser aberto a todos.

Primeiro debate presidencial na TV hoje deve esquentar campanha eleitoral

Principais candidatos ao Palácio do Planalto confirmaram presença e irão confrontar propostas em encontro na Band
Por Germano Oliveira
O Globo
Imagens Google
O debate dos candidatos a presidente da República nesta terça-feira, às 22h, na TV Bandeirantes, tem todos os ingredientes para esquentar a disputa eleitoral. Afinal, todos os candidatos competitivos — Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) — confirmaram presença e as regras do debate preveem confronto entre eles em quatro dos seis blocos do programa.
— É a primeira vez que todos os candidatos estarão frente a frente. O interessante é que pela ordem dos sorteios, a primeira a perguntar será a Marina Silva, que poderá escolher tanto a Dilma como o Aécio. E a segunda a perguntar será a presidente Dilma, que também pode escolher um dos candidatos mais competitivos. Só isso já mostra o quanto será intenso este primeiro debate — disse Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo da Band.
Além de Dilma, Marina e Aécio, estarão no debate Eduardo Jorge (PV), Levy Fidélix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).
— Serão quatro blocos de confronto direto. Não faltará espaço para que cada um expresse realmente o que propõe para o país — acrescentou Mitre. O debate será mediado pelo jornalista Ricardo Boechat.
No primeiro bloco, os candidatos responderão a mesma pergunta feita por sugestões dos leitores do jornal Metro, do grupo Bandeirantes. O segundo bloco, no entanto, promete ser mais disputado, pois um candidato pode responder a outro candidato.
— Não posso analisar qual será a performance de cada candidato, mas acredito que o que disserem neste debate da Band vai pautar a campanha. Além disso, o debate acontecerá no meio de duas pesquisas eleitorais. Nesta terça-feira o Ibope divulga sua pesquisa e no dia seguinte o Datafolha sairá a campo para fazer o seu levantamento — disse Mitre.
O clima de confronto poderá continuar no terceiro bloco, quando jornalistas fazem perguntas a cada um dos candidatos, mas escolhe um outro para comentar sobre a mesma pergunta. Todos os candidatos comentarão. No quarto bloco, retoma-se a regra do segundo bloco, com um candidato podendo fazer pergunta para outro. No quinto, voltam as perguntas dos jornalistas, que escolhe outro candidato para comentar a resposta do candidato perguntado. No sexto e último bloco haverá as considerações finais.

domingo, 24 de agosto de 2014

Rosineide e o encontro político que reuniu centenas de pessoas neste domingo em Oratório


Rosineide: "Vamos dar o grito de guerra, vamos votar em Zé Humberto, Eduardo da Fonte, Paulo Câmara, Fernando Bezerra e Marina Silva para ajudar Casinhas" (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

Centenas de pessoas aportaram neste domingo (24) na residência da prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa (PSDB), no distrito de Oratório. Aproximadamente 800 pessoas estiveram no local participando do segundo ato político organizado pela tucana para pedir o engajamento da sua militância e lideranças do seu grupo político na campanha dos seus candidatos a deputado estadual e federal, governador, senador e presidente nas eleições deste ano.

Blog anotou por lá as presenças de todos os vereadores da sua base aliada, leia-se o presidente da Câmara Municipal, Sinha do Junco, Gilberto do Posto, Lázaro Santana, Gilberto do Posto, Fátima do Sindicato e Euda Gomes; os ex-vereadores Everaldo Barbosa, Florisvaldo Barbosa, Nequinho do Montado e Sandoval Leal; as secretárias Laura Sousa (Educação), Patrícia Negromonte (Saúde), Núbia Ramos (Assistência Social) e Antônio Araújo (Infraestrutura e Agricultura).
Foto: Mário Andrade/Divulgação
Foto: Mário Andrade/Divulgação
Em seu pronunciamento, Rosineide não escondeu a satisfação de receber o carinho de tantos amigos em sua residência para o início de uma nova caminhada política. "Estou toda arrepiada, emocionada mesmo, porque estou vendo a nossa gente com vontade realmente de ver o nosso município se desenvolver. E esse sorriso que eu estou vendo estampado no rosto de todos vocês não é de falsidade, é o sorriso que vem do coração. Aqui da minha querida Oratório, e do quintal desta casa, saíram grandes políticos, como o meu pai, Miguel Agostinho, que prestou muitos serviços ao nosso município. Foi nele que me espelhei e quem me ensinou a trabalhar pelo povo da minha terra", disse a prefeita, ao iniciar seu discurso, sob muitos aplausos.

"O povo me elegeu a primeira vez, a segunda, elegeu o sucessor que eu indiquei e me elegeu pela terceira vez prefeita de Casinhas. E estamos nós aqui de novo iniciando mais um grande projeto. Eu preciso muito do apoio de vocês para elegermos os nossos candidatos a deputado estadual, José Humberto, a deputado federal, Eduardo da Fonte, a governador, Paulo Câmara, a senador, Fernando Bezerra Coelho, e a presidente da República, Marina Silva. Como bem disse o nosso eterno Eduardo Campos, é hora de fazermos a 'tarefa de casa', de buscar mais um, aquele que ainda está indeciso, de divulgar como esta gestão está fazendo avançar o município e de mostrar que, para continuarmos conquistando muito mais, eu não posso ficar sem o apoio destas pessoas", continuou.
Foto: Mário Andrade/Divulgação
A prefeita ainda listou as principais obras e ações realizadas no seu atual governo e também aproveitou para prestar uma homenagem em memória de três políticos pernambucanos que fizeram parte da história política de Casinhas: ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (morto há poucos dias atrás num desastre aéreo), ao ex-governador Miguel Arraes (falecido em 2005) e ao ex-deputado federal Sérgio Guerra (também falecido este ano). Uma imagem com eles juntos foi exibida num telão enquanto ela discursava.

"Vamos dar o grito de guerra, vamos votar em Marina, em Paulo, em Fernando, nos nossos deputados, para ajudar Casinhas. Conto com todos vocês. Nós queremos e vamos fazer Casinhas mais uma vez vencer", finalizou.
Foto: Mário Andrade/Divulgação

sábado, 23 de agosto de 2014

Escola Professor Daniel em Casinhas-PE é referência em sustentabilidade ambiental

Da Redação
Professor Agaci Soares
Imagens Facebook
Escola Municipal Professor Daniel localizada na zona rural do sítio Montado de Casinhas – PE, oferecendo ensino fundamental I e II tem como gestora a professora Janiere Aguiar e vem neste ano de 2014 em especial desenvolvendo um trabalho digno de aplausos. A cidade de Casinhas por se localizar no agreste pernambucano tem longos períodos de estiagem não deixando grandes possibilidades para os agricultores cultivarem e colherem, para muitas pessoas é o principal motivo de não se fazer educação ambiental, pensamento diferente que não passa na cabeça dos alunos e professores da escola.  
Imagens Facebook
A sustentabilidade é tema de muitos congressos e seminários em todo o Brasil, é de uma ousadia ímpar e genuína o que a equipe desta escola vem fazendo, não olharam para as dificuldades, mas para os resultados e a qualidade de ensino que podem proporcionar aos seus educandos, em conversa com o coordenador  dos anos finais Givanildo Melo ele nos falou “É muito bom ver nossos alunos, professores e funcionários em geral  empenhados na questão ambiental, somos uma escola localizada na zona rural e jamais poderíamos esquecer de trabalhar este lado tão bom e importante. Os esforços são grandes porque estamos quebrando barreiras e ultrapassando fronteiras em pleno século XXI onde a maioria visa tecnologia e informática. Já nós estamos buscando uma formação cidadã, humana e sustentável.”
Imagens Facebook
Já nesta quinta-feira alguns alunos como forma de incentivo e busca de novas idéias e projetos inovadores para o município de Casinhas foram visitar o SERTA  (Serviço de Tecnologia Alternativa) que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão formar jovens, educadores/as e produtores/as familiares, para atuarem na transformação das circunstâncias econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas, na promoção do desenvolvimento sustentável do campo. A organização foi fundada em 1989 a partir de um grupo de agricultores, técnicos e educadores que desenvolviam em comunidades rurais uma metodologia própria para a promoção do meio ambiente, a melhoria da propriedade e da renda e o uso de tecnologias apropriadas. Desde sua origem, teve como foco o desenvolvimento e reconhecimento da importância da agricultura familiar.
Imagens Facebook
Imagens Facebook
Imagens Facebook
Imagens Facebook


Orçamento Participativo em Casinhas repercute no agreste pernambucano

(fonte: surubim news – A Voz do Agreste)
O distrito de Vila Nova, no município de Casinhas, abriu na tarde desta terça-feira (19), a agenda de plenárias do Orçamento Participativo (OP) 2014. O evento aconteceu na Escola São Miguel e contou com a presença da prefeita Rosineide Barbosa e sua equipe de secretários e assessores municipais. O programa é uma iniciativa da atual administração municipal e tem como objetivo promover a participação da população nas decisões das principais prioridades a serem feitas nas comunidades da zona rural e bairros da cidade.
Na abertura, o coordenador do OP, Agaci Soares, destacou o pioneirismo da iniciativa na região. “Casinhas é a única cidade da região que teve a ‘ousadia’ de convidar o povo para escolher quais as prioridades a serem tocadas pelo Executivo na sua comunidade. Quando a prefeita decide sair do seu gabinete para ouvir o que o povo quer, eu não tenho dúvidas, é porque ela realmente quer avançar e fazer a diferença. Ouvir a população é a melhor forma de governar, na realidade a mais atual, inovadora e ousada”, afirmou Soares.
Foto: Mário Andrade/Divulgação
Foto: Mário Andrade/Divulgação
A secretária de Educação, Laura Souza, lembrou que as propostas apresentadas pela população nas plenárias do OP só começarão a sair do papel a partir de 2015. “O que é mais importante neste processo todo é que, ao invés dela (a prefeita) decidir sozinha onde vai aplicar os recursos, preferiu convocar a população para ouvi-la e saber quais são as prioridades, o que é mais necessário e urgente em suas comunidades”, disse Laura, após elencar as principais ações desenvolvidas pela sua pasta na atual gestão.
“Nesta gestão, o povo tem vez e voz. Nem sempre a gente consegue atender todas as demandas, mas sempre estamos tentando fazer o melhor. Encontramos a casa um pouco desarrumada, mas, graças a Deus, conseguimos organizar. A Saúde de Casinhas mudou muito. O povo está mais próximo e o objetivo de levar uma saúde resolutiva e não paliativa para a população começa a ser alcançado”, afirmou a secretária de Saúde, Patrícia Negromonte.
Já a secretária de Assistência Social, Núbia Ramos, também aproveitou para fazer um resumo das ações da sua pasta e enfatizar a importância do OP para a população local. “É um momento único. O momento de saber o que vocês querem para os seus filhos, para o futuro de Casinhas. Aproveito o momento para mostrar como a Assistência Social vem acontecendo, de fato, na vida dos cidadãos, no papel e na prática. Não é todo mundo que tem coragem de levantar do seu birô e ir aonde o povo está para ouvir suas reivindicações”.
Foto: Mário Andrade/Divulgação
Nas reuniões do OP de Casinhas, definiu-se pela escolha de três prioridades a serem realizadas em cada um dos 12 polos que abrangem as mais de 30 localidades do município. Hoje, em Vila Nova, entre as prioridades pleiteadas pelos moradores, houve pedidos como a construção de uma Academia da Saúde, a abertura de uma estrada de São Domingos até o açude de Vila Nova, água encanada nas três comunidades e a ampliação e reforma do Cemitério de Vila Nova. “Podem ficar tranquilos que ainda este ano vocês vão receber a água e quanto à abertura dessa estrada, primeiro vocês precisam me ajudar a convencer o proprietário das terras a liberar a passagem, aí a gente vem e faz”, garantiu.
No encerramento da plenária, também foram escolhidos pelos próprios moradores um delegado e um suplente, que serão responsáveis por mobilizarem a população de cada localidade e de discutirem quais são as reais necessidades de cada uma delas. Para a função foram eleitos o agricultor Otacílio Henrique da Silva, morador da comunidade de São Domingos, e o aposentado Carlos Antônio Galdino Nascimento, de Vila Nova.