.

.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Campanha alerta para o número de acidentes de trânsito em Pernambuco

Blog do Agaci Soares
Do G1 PE
Em 2014, foram 45.916 acidentes de trânsito, sendo 75% com motos. Maio Amarelo busca levar à reflexão sobre riscos e responsabilidades.

A campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar a população sobre os acidentes de trânsito em Pernambuco, deu a largada nesta sexta-feira (1º). Um ônibus da Polícia Rodoviária Federal (PRF) virou um auditório enquanto voluntários distribuíam panfletos no calçadão da Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, local escolhido para iniciar os trabalhos.

Somente em 2014, a Secretaria de Saúde de Pernambuco contabilizou 45.916 acidentes de trânsito no estado, sendo 75% com motos. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), transitar em velocidade superior a máxima permitida é a infração mais cometida, seguida de avanço de sinal vermelho.

Para mudar esse quadro, a necessidade é de educar a população para que tenha consciência sobre as responsabilidades e também os riscos presentes no trânsito, tanto para pedestres, quanto para motoristas, motociclistas e ciclistas. "Muito desses acidentes é por causa da imprudência dos condutores de motos e também dos de carro", aponta o diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro.

O educador Thiago Saúde sofreu um acidente de moto há mais de dez anos e usa a experiência para conscientizar as pessoas no calçadão. "Nós sabemos que sofremos um acidente e que hoje podemos conscientizar as pessoas a cometerem o mesmo erro que a gente", afirma.

A cor amarela vai iluminar prédios públicos, como sinal de alerta. A campanha conta com palestras, blitz educativa, entre outros atos voltados para colocar a discussão sobre a segurança no trânsito em pauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário