Por EDUARDO BONJOCH, em 07/06/2014 · Atualizado às 18h52 http://noticiasdatv.uol.com.br/
Acessório muito
parecido com um pen-drive, o Chromecast transforma qualquer TV com entrada HDMI
em um modelo capaz de acessar conteúdos da internet. O novo dispositivo,
lançado pelo Google no Brasil na última semana, pretende seduzir o
consumidor com duas características: a simplicidade de uso e o preço atraente.
Custa R$ 199 nas grandes lojas de varejo on-line.
Basta conectar o
equipamento a uma das entradas HDMI do seu televisor para acessar conteúdos da
internet que partem do seu smartphone, tablet ou notebook. Os dois produtos
precisam estar na mesma rede Wi-Fi. Você também deve ligar o Chromecast a uma
fonte de energia, utilizando a entrada microUSB do dispositivo. Há duas opções
de alimentação: pela tomada ou a partir de uma entrada USB do televisor (acessórios
inclusos).
Na lista inicial de
aplicativos já disponíveis, estão os dois campeões de audiência das TVs
conectadas, que são o YouTube e o Netflix. Estão presentes também outros apps
interessantes, como Google Play Filmes, Crackle (com conteúdo da Sony
Pictures), Vevo (forte em videoclipes) e Rdio (para streamings de música). O
Google confirma ainda que, em breve, vai anunciar seus primeiros parceiros do
Brasil.
O Chromecast é
compatível com iPhone, iPad, Android e com as versões do navegador Chrome para
Mac e Windows (no caso dos laptops). Quando o
dispositivo começa a funcionar, o smartphone ou tablet passa a ser o
controle remoto do usuário. É por meio de um desses aparelhos que ele vai
selecionar os aplicativos e os vídeos que quer ver na TV. Dá até para enviar um
e-mail ou atualizar as redes sociais enquanto a pessoa utiliza o novo acessório
para rodar vídeos na TV de tela grande.
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