.

.

domingo, 5 de agosto de 2018

ELEIÇÕES 2018: Fernando Haddad é anunciado como candidato a vice de Lula

O ex-presidente Lula ergue a mão do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad durante ato em favor de Lula na Praça da República em São Paulo (Heitor Feitosa/VEJA.com)
Blog do Agaci Soares
Da Redação/Veja
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi anunciado na noite deste domingo (5) como vice na chapa que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato à Presidência. Com o virtual impedimento de Lula pelo atual entendimento da Lei da Ficha Limpa, Haddad se torna o “plano B” do PT, o provável substituto em caso de rejeição da candidatura do ex-presidente pela Justiça Eleitoral.

Formado em Direito pela USP, Fernando Haddad ganhou destaque entre 2005 e 2012, período em que exerceu o cargo de ministro da Educação nos governos de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o mais longevo da história brasileira. Eleito prefeito de São Paulo, comandou a capital paulista entre 2013 e 2016, quando disputou a reeleição contra João Doria (PSDB) e acabou ficando em segundo lugar.

Haddad ganhou o centro das especulações sobre substituir Lula desde que ficou de fora das disputas locais em São Paulo e assumiu a coordenação do programa de governo da candidatura do PT, ficando responsável por reunir e condensar as propostas que o partido pretende defender na campanha. A outra opção, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), foi lançado candidato ao Senado na convenção baiana da legenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário