Blog do Agaci Soares
Por Beatriz Lemos
No nosso dia a dia, o uso do termo política está muito presente, mas com sentidos bastantes diferentes. Partidos políticos, candidatos, eleições, composições partidárias, são expressões que geralmente não nos dizem muito, como uma atividade de políticos profissionais que em nada influencia a nossa realidade.
E pior, frequentemente nos deparamos nos meios de comunicação (jornais, revistas, portais da internet, rádio, televisão etc.) com informações sobre políticos envolvidos em corrupção, fraudes, desvios de dinheiro público, favorecimento de familiares em empregos públicos, ou seja, uma avalanche de más notícias que nos faz ter uma percepção muito ruim de política, dando-nos a impressão de ser lugar de gente desonesta, que faz coisas desonestas e com o nosso dinheiro!
Mas também aparecem histórias sobre boas políticas, como, por exemplo, a de distribuição gratuita de medicamentos ou a de doação de bolsa família para a população de baixa renda. Esses informes nos sugerem a política como algo positivo, com ações ligadas ao governo que melhoram as condições de vida das pessoas.
Mesmo fora do âmbito governamental, observamos ainda o uso do termo política, como, por exemplo, política universitária, política sindical, política empresarial, até mesmo política da igreja!
Essa enorme variedade na utilização do termo nos confunde na determinação do seu verdadeiro significado. Desde já é importante compreender que possui várias definições, e não temos o objetivo de propor uma única, porém, mais do que isso, as possibilidades de compreensão do seu sentido.
Vários filósofos pensaram a política, sua finalidade, e idealizaram o tipo de poder ideal. Cada qual ao seu tempo mexeu com a estrutura vigente, até chegarmos aos dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário