.

.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

FRANÇA: Liberdade de Expressão ou Falta de Respeito?

Da Redação
Blog do Agaci Soares
NADA JUSTIFICA ATAQUES TERRORISTAS OU QUALQUER OUTRA FORMA DE COIBIR A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!
Imagem Reprodução Google Imagens

A França viveu um dos seus piores momentos "uma barbárie" o ataque ao jornal satírio Charlie Hebdo.
Segundo a wikipedia Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos, sem a prática de qualquer crime que possa pôr em causa o direito de outrem, sob pena de difundir crime em massa através da comunicação social como poder criminoso sob a capa de fé-pública, designadamente a injúria e a difamação em abuso de um poder. A liberdade de expressão privada é uma relação natural entre as partes e por isso não necessita de prevenção ou censura. Já a liberdade de expressão pública necessita de censura como único meio de garantir a liberdade dos cidadãos e a igualdade de tratamento.

O Papa Francisco usou das redes sociais para se pronunciar: liberdade de expressão não é liberdade de insultar. “Matar em nome de Deus é uma aberração. Mas também não podemos insultar a fé dos outros”, disse o pontífice, completando com uma declaração um tanto polêmica: “Se um grande amigo falar mal da minha mãe, ele pode esperar um soco, e isso é normal”. Será?

Algumas charges muito polêmicas circulavam nas mídias e os religiosos sempre se horrorizavam com as publicações das mesmas, segundo os conservadores "uma verdadeira falta de respeito" aqueles que tem uma divindade, que se utiliza desta imagem que os mesmos nunca viram para adorar, mas a grande questão é que ou vai se aprender a respeitar, ou vai ter que colocar limites a esta liberdade de expressão. Colocando limites deixa de ser LIBERDADE e passaria a ser mediocridade para agradar uma minoria ou uma maioria não absoluta. 

Depois deste ataque onde o mundo se consternou vários estudiosos começaram a refletir sobre o assunto, dirimindo ações, pensamentos e aguçando buscar respostas para atos como o que ocorreu na frança vitimando várias pessoas e inibindo a publicação de outras charges pelo mundo inteiro, sabemos que atentados, tirar a vida não é a solução para nenhum problema.

Veja abaixo algumas charges que repercutiram muito no mundo inteiro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário