.

.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Ser é perceber e ser percebido, por Roberto Gomes.


“Ser é perceber e ser percebido”, Com essa frase de Berkeley podemos ver uma das mútuas ações entre os indivíduos. E vendo assim até parece fácil a correlação entre o Eu e os Outros na sociedade, mas é evidente as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia.
           Viver socialmente é antes de tudo saber se relacionar com os outros em um meio, entendendo-se assim como parte dele. Mas viver com o outro nesse meio não é tão simples quanto parece, ainda mais quando esse Outro não compartilha do mesmo modo de vida que o seu. O estranhamento ao que nos é incomum é natural, mas essa não é o problema, o problema está contido quando passamos a achar menor aquele não nos é igual, e passamos assim a discriminá-lo.
           Estamos fadados a lidar com o preconceito todos os dias, e não é raro ver casos de agressão graves pela falta de entendimento das particularidades dos Outros. A discriminação acaba que por ser um modo de querer se afirmar como supremo, e isso é um problema que deve ser combatido. Seja o Etnocêntrico que afirma que sua cultura é superior, ou o Racista que afirma que sua raça¹ é a mais desenvolvida, são todas tentativas de deslegitimar a igualdade enquanto Ser que deveria ser perpetuada.
       O Outro que achamos diferente, é o mesmo que assim nos acha, e a questão é essa, é saber que somos iguais enquanto diferentes. Seja enquanto cidadãos, afirmado no nosso princípio da isonomia, onde diz que todos somos iguais perante a lei, ou enquanto homens, onde merecemos total respeito.
         Aqui o discurso entre ser diferente e igual parece se confundir, mas no fim o paradoxo do “Ser normal é diferente” faz todo o sentido. Aprender a viver nessa diversidade sem discriminar é fundamental para o bem comum, pois não são nossas diferenças particulares que tiram nossa essência de Ser-Humano, nos tornando assim mesmo que diferentes, iguais. E é esse respeito que deve ser preservado em uma sociedade que visa o bem comum para todos.


¹ termo por vezes pejorativo, visto a tentativa de classificar o Ser Humano em raças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário