.

.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Recife tem 88 crianças prontas para adoção em 17 casas de acolhimento

Blog do Agaci Soares
Fonte: G1.com PE
Números incluem apenas as que já estão destituídas do poder familiar. Juiz explica como é o passo a passo para levar uma criança para criar.


Recife tem, atualmente, 88 meninos e meninas prontos para adoção em 17 casas de acolhimento. No entanto, é preciso conhecer bem as regras da Justiça antes de levar um menor para casa. No Bom Dia Pernambuco desta segunda-feira (12), o juiz Élio Braz, da Vara da Criança e do Adolescente, explica como é o passo a passo para adotar.

No Brasil são seis mil crianças disponíveis. Os números incluem apenas as que já estão destituídas do poder familiar. "Esse número reflete o abandono e a negligência que ainda existem em nosso país", afirma Braz.

O juiz explica que o Brasil tem 34 mil famílias à espera de uma criança. "Por que esse número não bate? Porque as pessoas ainda preferem crianças brancas e preferem meninas e bebês", explica. Ele disse que já há famílias procurando crianças com idade entre 3 e 4 anos, mas a grande maioria disponível é de maiores de 5 anos. "São crianças pardas. No Recife, são 70% de pardas. No Brasil todo, 50% de crianças pardas", detalha.

É importante lembrar que um bebê deixado em uma porta, por exemplo, não pode ser levado para casa. "Criança é sujeito de direito, não é objeto, para ser deixado em porta e passar de mão e mão. Isso é crime", informa. Parentes podem pedir a guarda ou adoção. Se a criança não é da família, deve ser levada ao Conselho Tutelar.

Podem adotar todas as pessoas maiores de 18 anos que têm o desejo de ser pais ou mães. A diferença de idade precisa ser de 16 anos entre o adotante e o adotado. O candidato deve levar documentos pessoais à Vara da Infância e Juventude de sua comarca e se inscrever no cadastro nacional. É um processo simples e gratuito, não sendo necessário advogado.

2 comentários:

  1. Tenho muita vontade de adotar uma criança! Quero criar as condições perfeitas pra tal!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de adotar um adolescente mas sou pensionista e já tenho 57 anos acho difícil eles me aprovarem .

    ResponderExcluir