.

.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

SURUBIM: Carta de manisfestação contra o fechamento do TRT Surubim

Blog do Agaci Soares
Fonte: Portal Surubim

Cidadão Surubinense escreva carta de manifestação em apoio ao não fechamento do TRT. Caros amigos, não sei se é do conhecimentos de vocês, mas o TRT está tentando fechar o Fórum da Justiça do Trabalho de Surubim(Fórum Evandro Cavalcante). Por isso, como surubinense apaixonado por minha terra que sou e indignado com tal ação, acabei de enviar uma carta à Presidente do TRT PE, em nome de todos os surubinenses e da população das cidades vizinhas atendidas por Surubim, pedindo o não fechamento da nossa Vara o Trabalho. 
Venho aqui compartilhar essa carta que enviei e pedir a todos que compartilhem pelas redes sociais, para que juntos, não deixemos os trabalhadores de Surubim e da região sofrerem, nem deixemos a memória de Evandro Cavalcante morrer. Desde já agradeço a ajuda de todos!

Foto: TRT
Exmª Sra. Gisane Barbosa de Araújo
Presidente da 6º Região do TRT-PE
Venho por meio desta, enquanto cidadão surubinense apaixonado por minha terra e pela região que depende da nossa cidade para, juntos, se desenvolverem, pedir o não fechamento do Posto Avançado do TRT de Surubim, conhecidamente Fórum Evandro Cavalcante.
Temos conhecimento das dificuldades financeiras que o mundo e o Brasil vem passando, bem como Pernambuco e todos os órgãos governamentais públicos, e também o Judiciário. No entanto, elenco aqui alguns pontos que justificam a permanência de nosso fórum aberto:
• Surubim é uma das maiores e mais importantes cidades do interior pernambucano, sendo um polo de 11 cidades de Pernambuco e da Paraíba, e tendo o 36º PIB do estado. Sua população é atualmente superior a de Limoeiro, para onde querem transferir nossa Vara do Trabalho. Segundo dados do IBGE(2014), Surubim possui uma população de 62.530 habitantes, enquanto Limoeiro tem apenas 56.336 habitantes. Tal fato mostra um equívoco do TRT em querer fechar a Vara de uma cidade maior que aquela para onde está sendo transferida. Além disso, somada a população das demais cidades atendidas por pelo Fórum de Surubim(Casinhas, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes e Taquaritinga do Norte), chegamos a uma população total de 154.193 habitantes, também segundo dados do IBGE 2014.
• O fechamento do Fórum Evandro Cavalcante significaria sua segunda morte e ainda pior que a primeira, pois é a morte de sua memória e de sua luta histórica pela população mais pobre e excluída de nossa região, tendo se tornado um mártir na luta nacional pela Reforma Agrária, o que demonstraria a falta de respeito do TRT pela história do advogado, ex-vereador e sindicalista surubinense Evandro Cavalcante. Fechar o TRT Surubim, é ir contra toda essa história de luta de décadas que o município e o povo da nossa região possui em prol dos direitos dos trabalhadores brasileiros.
• A população pobre será a que mais sofrerá com o fechamento da Vara do Trabalho de Surubim, uma vez que terá que se deslocar de cidades longínquas como Taquaritinga e Vertentes, no extremo Oeste do Agreste Setentrional, para ir para Limoeiro. Um povo sofrido, trabalhadores que lutam para terem dignidade e que sofreriam ainda mais para se locomoverem durante a madrugada para uma audiência do TRT. Tal ação é uma negação do TRT aos trabalhadores, mostrando-se indiferente aos mesmos e retirando deles o direito mais simples que existe: o do acesso à Justiça. Além disso, a junção das duas varas do Trabalho em Limoeiro geraria uma menor agilidade dos processos, tendo em vista a quantidade de cidades que seriam atendidas por uma única vara, provocando uma demora ainda maior para os atendimentos.
Assim sendo, após todos os pontos anteriormente citados, eu, enquanto cidadão brasileiro e em nome de todos os surubinenses e da população por nós atendida, venho pedir-lhe humildemente que repense a proposta do fechamento do Fórum do Trabalho de Surubim – Fórum Evandro Cavalcante, e garanta o nosso povo já tão sofrido o direito de ter a Justiça mais perto dele.
Finalmente, sabendo de seu comprometimento com a causa do trabalho e com a justiça, despeço-me de Vossa Excelência, certo de contar com seu apoio e compreensão, no sentido do não fechamento da nossa Vara do Trabalho.
Com um cordial abraço,
João Paulo Arruda de Lima
Professor e cidadão surubinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário