.

.

sábado, 11 de outubro de 2014

Lê Maestro coordenador de arte e cultura "Ostenta Educação"

Postado por Brasil Post

Imagens Reprodução
Dizer que a educação é ruim no país não é novidade, o buraco devastador na educação cresce e compromete nossa sociedade como um tsunami. Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil amarga a penúltima posição no ranking da educação, são 36 países e o Brasil só não fica atrás do México.
Com o Show de Inspiração do Instituto Gerando Falcões, passamos por centenas de escolas do país, o descaso é visível, carteiras, mesas e lousas quebradas, grades por todos os lados como se fosse uma prisão, professores desmotivados e ausência esmagadora dos responsáveis.

O fenômeno da ostentação material invadiu a mentalidade dos alunos que abandonaram o conhecimento e a verdade, de que pra se ter sucesso na vida e bens matérias é necessário estudar e trabalhar muito.

A realidade de um adolescente de periferia é que dificilmente ele vai conseguir comprar um tênis da marca ou um carro tunado, ele se alimenta precariamente e seus pais ganham um salário que dá pra pagar as contas e viver do básico, mas o imediatismo que foi implantado no mundo moderno leva esse jovem a buscar essa ostentação a qualquer custo, e o caminho mais rápido pra quem vem dessa realidade é o mundo do crime. A maioria desses jovens são vitimas desse conceito e não tiveram chances de ouvir que existe outros caminhos além dos pouquíssimos recursos que estão em sua volta na comunidade.
Pensando nisso resolvemos criar o projeto MCS PELA EDUCAÇÃO, numa parceria do Instituto Gerando Falcões e Jovens de responsa da Ambev. Juntamos o RAP e o FUNK para cantar músicas que ostentam a melhor nota da escola, o melhor comportamento, a maior dedicação aos estudos e não o cordão de ouro, perfumes e carros de luxo, também dizemos nas musicas que ingerir bebida alcoólica na menor idade vai atrapalhá-lo no seu desenvolvimento, e que nessa fase da vida não é momento de bebedeira e farra e sim de concentração total no aprendizado...
O time é formado por cinco integrantes, eu (Lê Maestro que lidero o grupo nos shows), MC OZ, MC Pedro, MC Vinie e MC Lucas, Eduardo Lyra fundador do Gerando Falcões é o idealizador do projeto. Nossa meta é alcançar 20 mil jovens até dezembro dizendo que, ostentação é aprender e o estudo valorizar, como diz MC OZ em uma de suas músicas.
Eu gosto de roupas de marca, não vejo problema nisso, mas o caminho para conseguir um bem material não é de facilidades, essa cultura de baladas e ostentação na menor idade compromete para sempre a vida da criança e do adolescente, repetem na escola e anos mais tarde estarão desqualificados para o mercado de trabalho, isso se torna uma imensa bola de neve que prejudica todo o país e em especial a vida do menor.
Admiro histórias de superação que do nada chegaram a tudo, isso deve ser mostrado com orgulho sim e contado para o mundo, mas precisamos dar muito mais atenção para a educação, não podemos perder mais jovens por tão pouco. Os MCs Pela Educação tem esse compromisso com a sociedade brasileira, de utilizar todo o talento para mudar o modelo mental do jovem que for atingido por nossa mensagem.
Lançamos o CD consciência e atitude em setembro, já fizemos 12 shows em escolas de São Paulo e atingimos cerca de 6 mil jovens até aqui. Quando estávamos no processo de construção das músicas e de todo projeto, ficamos um pouco inseguros com a reação dos jovens ao ouvir Funk e RAP ostentando educação, mas logo no primeiro show a surpresa, plateia vibrando e cantando junto com agente, pedidos de autógrafos, fotos, uma loucura.
Descobrimos que é possível passar uma mensagem totalmente educadora com a música, conquistar quem ouve e ser prestigiado por isso, então dá para construir um Brasil melhor, é só querer.
Eu acredito na transformação do Brasil e não abro mão de dizer que o caminho é a educação. Tem que ser jovem de responsa se quiser alçar um voo maior na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário