.

.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Reajuste no piso dos professores deve ser 13,01% em 2015 e CNM prepara luta por mudança no índice

Imagens Google
Do conexaoto.com.br
O reajuste do piso nacional do magistério da educação básica para janeiro de 2015 deve ser de 13,01%, segundo os critérios adotados pelo Ministério da Educação (MEC). Este porcentual foi calculado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com base na metodologia utilizada pela pasta. Ela considera a última estimativa para 2013 e a estimativa vigente em 2014 do valor aluno/ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A CNM lamenta o fato de mais um ano ter se passado e ainda não se ter resolvido a insegurança jurídica sobre o critério de reajuste do piso. A Lei 11.738/2008 foi sancionada há mais de seis anos. De acordo com esta legislação, o piso deve ser atualizado anualmente, sempre em janeiro, pelo mesmo percentual de crescimento do valor mínimo nacional aluno/ano das séries iniciais do Ensino Fundamental urbano do Fundeb.
Os porcentuais definidos pelo MEC, entre 2010 e 2014, são contestados pela CNM. A explicação é simples: o valor aluno/ano efetivamente realizado do Fundeb é conhecido somente em abril do ano seguinte. O Ministério tem calculado o percentual de reajuste do piso com base em estimativas desse valor, o que causa desconfianças e intensifica conflitos nas relações trabalhistas entre governos esindicatos de professores públicos.

domingo, 19 de outubro de 2014

Prefeitura de Casinhas abre licitação para construção de QUADRA ESPORTIVA COBERTA

Da Redação
Blog do Agaci Soares

De acordo com a tomada de preço 03/2014 a prefeitura de Casinhas que tem a frente de sua gestão a Senhora Rosineide Barbosa abriu o processo licitatório para a construção de uma quadra poliesportiva coberta e com vestiários. O Sonho do Povo do Distrito de Lagoa de Pedra, mas próximo da realidade:
Imagens Meramente Ilustrativa
A empresa que estará responsável pela obra é a LETTAL CONSTRUÇÕES LTDA ME o valor global é de R$ 498.150,40. (quatrocentos e noventa e oito mil cento e cinquenta reias e quarenta centavos). Um investimento de quase meio milhão de reais para o povo de Lagoa de Pedra, um sonho dos jovens que já esperavam há mais de 10 anos. Em contato com a prefeita de Casinhas Rosineide falou para a nossa reportagem: "Assumi o compromisso com os moradores de Lagoa de Pedra e estamos cumprindo! dentro de poucos dias estarei dando ordem de serviço para início das obras, não me canso de buscar recursos para o nosso povo, não me canso de trabalhar em prol de uma gestão democrática e eficaz. Esta quadra atenderá toda uma região, sempre quando passo no Diogo, Vila Chêus e Lagoa de Pedra vejo as crianças e jovens jogando no calçamento, dentro dos cercados e muitos diziam já no início de minha terceira gestão em 2013 realize nosso sonho prefeita, e eu sem pensar duas vezes fui em busca de recursos e hoje torna-se realidade. Pode ter certeza Lagoa de Pedra muito mas farei por este lugar, meu compromisso é cuidar bem das pessoas".

Papa Francisco beatifica Paulo VI durante missa no Vaticano

Paulo IV encerrou o Concílio do Vaticano e assinou a 'Humanae Vitae'.

O papa emérito Bento XVI assistiu à beatificação neste domingo (19).

Papa Francisco durante a beatificaçãod e Paulo VI neste domingo (19), no Vaticano (Foto: Tony Gentile/Reuters)Papa Francisco durante a beatificação de Paulo VI neste domingo (19), no Vaticano (Foto: Tony Gentile/Reuters)
papa Francisco beatificou neste domingo (19) Paulo VI durante missa na Praça de São Pedro no Vaticano, assistida por dezenas de milhares de pessoas.
Depois do ritual pedido de beatificação apresentado ao papa pelo bispo de Brescia, Luciano Monari, Francisco pronunciou a fórmula em latim que declarava beato o pontífice que encerrou o Concílio Vaticano II, conferências que buscaram modernizar a Igreja e atrair os cristãos realizadas entre 1962 e 1965, e que assinou importantes encíclicas como a "Humanae Vitae".
Francisco disse que "a partir de agora o papa Paulo VI será chamado beato e sua festa se realizará, nos lugares e segundo as regras estabelecidas, em 26 de setembro de cada ano".
A cerimônia eucarística começou com a leitura da biografia do papa Paulo VI pelo postulador da causa de beatificação, Antonio Marrazzo.
Freira mostra relíquias de Paulo VI durante cerimônia de beatificação no Vaticano (Foto: Tony Gentile/Reuters)Freira mostra relíquias de Paulo VI
(Foto: Tony Gentile/Reuters)
O papa emérito Bento XVI assistiu à beatificação, pois foi Paulo VI que o nomeou cardeal, e foi cumprimentado por Francisco logo na chegada.
Os participantes do Sínodo da família, encerrado ontem, participaram da cerimônia.
O milagre atribuído à Paulo VI, e que o permitiu ser beatificado, é a cura de um feto diagnosticado com graves problema cerebrais no início da década de 1990 na Califórnia. A mãe se recusou a abortar e rezou para o papa para salvar a criança, que nasceu saudável.
No altar foi exposta a camiseta ensanguentada de Paulo VI, depois do atentado, em 1970, quando um pintor boliviano o apunhalou duas vezes na chegada ao aeroporto de Manila.
Em abril deste ano, o Papa Francisco canonizou João XXIII (1958-1963) e João Paulo II (1978-2005).
Sínodo dos Bispos
Durante sua homilia, Francisco afirmou que o Sínodo, que debateu durante duas semanas temas relacionados à família, 'foi uma grande experiência' vivida com 'colegialidade'.

O papa argentino acrescentou que nestes dias os participantes da assembleia dos bispos sentiram "a força do Espírito Santo que guia e renova sem cessar à Igreja, chamada, com premência, a assumir as feridas abertas e a devolver a esperança a tantas pessoas que a perderam".
Por isso, Francisco deu graças a Deus "pelo dom deste Sínodo e pelo espírito construtivo com que todos colaboraram".
"Que o Espírito Santo que, nestes dias intensos, nos concedeu trabalhar generosamente com verdadeira liberdade e humilde criatividade, acompanhe agora, nas Igrejas de toda a Terra, o caminho de preparação do Sínodo Ordinário dos Bispos do próximo mês de outubro de 2015", disse o papa Francisco.
O papa emérito Bento XVI também esteve na cerimônia neste domingo (19) (Foto: Tony Gentile/Reuters)O papa emérito Bento XVI também esteve na
cerimônia  (Foto: Tony Gentile/Reuters)
Mensagem às famílias
No sábado (18), o Vaticano divulgou uma mensagem destinada “às famílias do mundo todo” como resultado do Sínodo dos Bispos, reunião com cardeais convocada pelo Papa Francisco. O texto denuncia as “inúmeras crises matrimoniais” e “eventos dramáticos” que elas sofreram, mas não menciona o casamento homossexual – assunto que divide os participantes.

O "Relatio Synodi", como é chamado o documento final, foi concluído após duas semanas de estudos dos problemas da família moderna em todos os continentes, com o objetivo de tentar abrir a Igreja às uniões livres, aos divorciados e aos homossexuais, embora estes dois últimos temas tenham gerado reticências. No total, 183 padres sinodais participaram da votação, e cada ponto dos 62 parágrafos do documento foi submetido a votação.
Três pontos não tiveram a maioria de dois terços necessária, o da homossexualidade e o acesso à comunhão para os divorciados que tornam a se casar, informou o Vaticano. Toda a documentação, tanto os rascunhos quanto as correções, foi divulgada pelo Vaticano.
Havia expectativa de uma abertura à união de casais do mesmo sexo, já que no começo desta semana, os primeiros rascunhos deste documento indicavam uma grande mudança de tom sobre a participação dos gays na igreja. Um texto afirmava que os homossexuais têm “dons e qualidades a oferecer” e indagou se o catolicismo pode aceitar os gays e reconhecer aspectos positivos de casais do mesmo sexo.
"O Papa pediu que fosse publicado tudo, com total transparência, o que mostra um alto grau de maturidade", disse Manuel Dorantes, um dos porta-vozes. O texto será divulgado em todas as dioceses do mundo, juntamente com um questionário, e servirá de base para o próximo sínodo, programado para outubro de 2015. "Temos um ano para amadurecer", afirmou o Papa, que elogiou o vigor dos debates. "Se não tivesse havido discussões acaloradas, teria ficado preocupado", comentou, diante dos bispos.
Papa Francisco cumprimentou os fiéis após beatificação de Paulo VI (Foto: Tony Gentile/Reuters)Papa Francisco cumprimentou os fiéis após beatificação de Paulo VI (Foto: Tony Gentile/Reuters)
Um cartaz de Paulo VI foi colocado na Basílica de São Pedro durante a missa para sua beatificação (Foto: Filippo Monteforte/AFP)Um cartaz de Paulo VI foi colocado na Basílica de São Pedro durante a missa para sua beatificação (Foto: Filippo Monteforte/AFP)
Papa Francisco cumprimentou os cardeais no final da missa de beatificação de Paulo VI (Foto: Tony Gentile/Reuters)Papa Francisco cumprimentou os cardeais no final da missa de beatificação de Paulo VI (Foto: Tony Gentile/Reuters
)

sábado, 18 de outubro de 2014

Casinhas marca presença na final do IV Concurso Ler Bem, em Caruaru

Karoline Carvalho, 9 anos, foi uma das finalistas do Concurso Ler Bem 2014 (Foto: Mário Andrade/Divulgação)

Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

A estudante Karoline Carvalho de Santana, de 9 anos, da Escola Municipal São Luiz, em Casinhas, foi a representante do município de Casinhas classificada para a etapa final do IV Concurso Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA). O concurso é destinado a alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental 1, matriculados em escolas públicas municipais e integra o 'Projeto Aspa de Incentivo à Leitura', ação social que visa despertar o prazer de ler entre alunos da rede municipal de ensino, dando a eles uma visão melhor de futuro a partir do hábito da leitura como meio de aprendizagem, amadurecimento e desenvolvimento de senso crítico.
Karine, que é moradora da comunidade de Lagoa Estreita, na zona rural de Casinhas, participou da final ocorrida na última quinta-feira (09), no Caruaru Park Hotel, em Caruaru, no Agreste, acompanhada por uma uma comitiva pra lá de especial: marcaram presença no evento a secretária de Educação de Casinhas, Laura Souza, o diretor da Escola São Luiz, Eduardo Xavier, e a diretora-adjunta, Elizângela Correia de Lira, entre outros.
Fotos: Mário Andrade/Divulgação
A grande vencedora do concurso foi a estudante Maria Edilane Silva Melo, da cidade de Bonito. Já o segundo lugar foi conquistado pela estudante Ially Mayza de Oliveira Santos, representante de Caruaru, enquanto o terceiro lugar ficou com Nataly Gabriella Monteiro Lopes, do município de Palmares, Ao lado da campeã Maria Edilane, as meninas vão participar do 14º Encontro Aspa, de 21 a 23 de novembro, no Vila Galé Eco Resort do Cabo, junto com os pais, professores e gestores de suas respectivas escolas.

Para chegar à final os candidatos enfrentaram etapas classificatórias que envolveram seletivas e semifinais. Mais de 1.100 escolas, inclusive a Escola São Luiz, de Casinhas, se inscreveram para a edição 2014 do concurso, com participação acima de 33 mil alunos e adesão de 61 municípios pernambucanos. Cada semifinalista foi premiado com um tablet e os quinze estudantes que chegaram à final receberam notebooks como prêmio.
CONCURSO - Para o presidente da Aspa, Douglas Cintra, a importância da iniciativa justifica o número expressivo de municípios que aderiram ao Concurso Ler Bem em 2014. ''É um projeto de grande aceitação em todas as regiões do estado e que se expande a cada ano. Através da educação podemos dar um futuro melhor a essas crianças, tendo a leitura como importante meio de crescimento pessoal e profissional''. Em 2011, o projeto foi lançado apenas para escolas públicas municipais de Caruaru.

No ano seguinte, envolveu 11 cidades do Agreste de Pernambuco. Já em 2013 foram 36 municípios participantes e neste ano 61 cidades de todas as regiões do estado.O concurso é destinado a alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental 1, matriculados em escolas públicas municipais, e compreende uma saudável disputa para ver quem ler melhor, seguindo critérios específicos da comunicação oral. A comissão julgadora é formada por educadores e gestores de escolas e a premiação inclui tablets, notebooks e participação no Encontro Aspa. 
Fotos: Mário Andrade/Divulgação

sábado, 11 de outubro de 2014

Lê Maestro coordenador de arte e cultura "Ostenta Educação"

Postado por Brasil Post

Imagens Reprodução
Dizer que a educação é ruim no país não é novidade, o buraco devastador na educação cresce e compromete nossa sociedade como um tsunami. Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil amarga a penúltima posição no ranking da educação, são 36 países e o Brasil só não fica atrás do México.
Com o Show de Inspiração do Instituto Gerando Falcões, passamos por centenas de escolas do país, o descaso é visível, carteiras, mesas e lousas quebradas, grades por todos os lados como se fosse uma prisão, professores desmotivados e ausência esmagadora dos responsáveis.

O fenômeno da ostentação material invadiu a mentalidade dos alunos que abandonaram o conhecimento e a verdade, de que pra se ter sucesso na vida e bens matérias é necessário estudar e trabalhar muito.

A realidade de um adolescente de periferia é que dificilmente ele vai conseguir comprar um tênis da marca ou um carro tunado, ele se alimenta precariamente e seus pais ganham um salário que dá pra pagar as contas e viver do básico, mas o imediatismo que foi implantado no mundo moderno leva esse jovem a buscar essa ostentação a qualquer custo, e o caminho mais rápido pra quem vem dessa realidade é o mundo do crime. A maioria desses jovens são vitimas desse conceito e não tiveram chances de ouvir que existe outros caminhos além dos pouquíssimos recursos que estão em sua volta na comunidade.
Pensando nisso resolvemos criar o projeto MCS PELA EDUCAÇÃO, numa parceria do Instituto Gerando Falcões e Jovens de responsa da Ambev. Juntamos o RAP e o FUNK para cantar músicas que ostentam a melhor nota da escola, o melhor comportamento, a maior dedicação aos estudos e não o cordão de ouro, perfumes e carros de luxo, também dizemos nas musicas que ingerir bebida alcoólica na menor idade vai atrapalhá-lo no seu desenvolvimento, e que nessa fase da vida não é momento de bebedeira e farra e sim de concentração total no aprendizado...
O time é formado por cinco integrantes, eu (Lê Maestro que lidero o grupo nos shows), MC OZ, MC Pedro, MC Vinie e MC Lucas, Eduardo Lyra fundador do Gerando Falcões é o idealizador do projeto. Nossa meta é alcançar 20 mil jovens até dezembro dizendo que, ostentação é aprender e o estudo valorizar, como diz MC OZ em uma de suas músicas.
Eu gosto de roupas de marca, não vejo problema nisso, mas o caminho para conseguir um bem material não é de facilidades, essa cultura de baladas e ostentação na menor idade compromete para sempre a vida da criança e do adolescente, repetem na escola e anos mais tarde estarão desqualificados para o mercado de trabalho, isso se torna uma imensa bola de neve que prejudica todo o país e em especial a vida do menor.
Admiro histórias de superação que do nada chegaram a tudo, isso deve ser mostrado com orgulho sim e contado para o mundo, mas precisamos dar muito mais atenção para a educação, não podemos perder mais jovens por tão pouco. Os MCs Pela Educação tem esse compromisso com a sociedade brasileira, de utilizar todo o talento para mudar o modelo mental do jovem que for atingido por nossa mensagem.
Lançamos o CD consciência e atitude em setembro, já fizemos 12 shows em escolas de São Paulo e atingimos cerca de 6 mil jovens até aqui. Quando estávamos no processo de construção das músicas e de todo projeto, ficamos um pouco inseguros com a reação dos jovens ao ouvir Funk e RAP ostentando educação, mas logo no primeiro show a surpresa, plateia vibrando e cantando junto com agente, pedidos de autógrafos, fotos, uma loucura.
Descobrimos que é possível passar uma mensagem totalmente educadora com a música, conquistar quem ouve e ser prestigiado por isso, então dá para construir um Brasil melhor, é só querer.
Eu acredito na transformação do Brasil e não abro mão de dizer que o caminho é a educação. Tem que ser jovem de responsa se quiser alçar um voo maior na vida.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Prefeito de Carpina demite todos os secretários e cargos comissionados

POR  · 10 DE OUTUBRO DE 2014
Da redação agaci soares


Na tarde desta sexta-feira (10), o prefeito Carlos Vicente de Arruda assinou uma portaria que trata da exoneração de todo o secretariado municipal, cargos comissionados e outros, da gestão atual.
O choque de Gestão é uma tentativa do executivo para tentar resolver o crise que a gestão atual enfrenta há basante tempo.
No texto é informado que o dever do prefeito é defender e zelar pelo pleno funcionamento de todos os serviços públicos. Considerando que os cargos comissionados são de exoneração livre e os gastos da prefeitura ultrapassaram todos os limites permitidos.
Ainda foi mencionado em paragrafo único que outras medidas podem ser tomadas internamente e os setores vão ser informados via memorandos.
Confira o documento:
IMG_4583