.

.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

GESTÃO PÚBLICA: Casinhas está no 81º Lugar no Ranking de Transparência em Pernambuco

Blog do Agaci Soares
Da Redação

A Prefeitura de Casinhas vem sendo alvo de várias críticas através das redes sociais e blogs que não detém a verdadeira informação, vale lembrar que para qualquer postagem ou inserção de algum texto nas redes sociais é necessário acima de tudo responsabilidade. O estado de Pernambuco possui 184 municípios e de acordo com o TCE-PE a transparência na gestão pública é a porta para o controle social - elemento fundamental no moderno sistema de controle das ações governamentais. Aqui apresentamos uma relevante contribuição do Tribunal de Contas de Pernambuco - TCE/PE para tornar mais efetivo o exercício da cidadania: o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE).


O referido índice é fruto do levantamento realizado nos Portais de Transparência das 184 Prefeituras pernambucanas, mediante a utilização de 51 critérios de avaliação em que foram apreciados, além da análise do conteúdo, os aspectos relacionados aos recursos tecnológicos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (LC nº 101/2000) e pela Lei de Acesso à Informação - LAI (Lei nº 12.527/2011).

A partir do cálculo do índice de todos os portais, foi elaborado um ranking estruturado em 5 Níveis de Transparência. Com isso, os próprios gestores poderão verificar, de forma clara e objetiva, o nível de transparência dos seus portais e identificar oportunidades de melhoria. Além disso, um breve resumo do diagnóstico foi elaborado pelos técnicos do Tribunal de modo que os resultados apresentados podem contribuir para o aprimoramento da transparência pública.

De acordo com o TCE-PE a cidade de Casinhas ocupa o 81º lugar no ranking com uma total de 454.50 pontos, diferente do que publicaram, relatando que nem pontuação o município tinha. Em contato com a prefeita do município sobre o resultado ela disse: "Casinhas ainda não está como desejamos, vamos continuar investindo em transparência e tenham certeza que vamos pontuar cada vez mais e a população vai poder saber onde estão sendo investidos todos os recursos do município". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário