.

.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

LAGOA ESTREITA: Novo empreendimento "Quiosque Bar" será inaugurado nesta sexta

Blog do Agaci Soares
Da Redação

Tempos de Crise? Que nada, esta palavra só existe na área comercial para quem não tem coragem, determinação, bom gosto e irreverência em empreender. Mesmo diante de tantas dificuldades os jovens Claúdia e Drailton aproveitaram o momento para abrir o "Quiosque Bar" que será inaugurado nesta sexta dia 29 de janeiro com início as 15h. Logo mais as 18h a localidade de Lagoa Estreita receberá o cantor Alex Nascimento que promete deixar o lugar ainda mas agradável. Eu se fosse você não perderia este momento por nada, o blog aproveita e parabeniza os organizadores.

PARABÉNS: Hoje quem está de idade nova é a Técnica Ambiental Marcela Soares

Blog do Agaci Soares
Da Redação

Hoje dia 29 de janeiro é a vez de Marcela Soares soprar velinhas, ela é Técnica Ambiental graduada pelo Instituto Federal de Pernambuco, jovem, mãe de um filho "Breno" e esposa do Micro Empresário Miquéias Felipe. Natural do Sítio Catolé de Mitonho, assumiu desde 2015 a pasta de Diretora do Departamento de Preservação Ambiental da Prefeitura de Casinhas. O blog aproveita para desejar felicidades e muitos anos de vida e encerra com o seguinte pensamento: "A vida é cheia de obstáculos, mas feliz aquele que consegue fazer destas pedras o caminho para a vitória".

CARNAVAL 2016: Em Surubim bloco Levanta Defunto promete "Embriaguez de frevo, cultura e animação".


Blog do Agaci Soares
Da Redação

Em 1904 Surubim tinha a honra de ser o berço do maior compositor de frevo do Brasil. Tratava-se de, nada mais, nada menos, que o glorioso Capiba. O frevo, portanto, está enraizado neste povo.
No intuito de recuperar essa riqueza histórico-cultural que foi perdendo espaço nos últimos anos, foi criado um dos blocos e porque não o mais irreverente, o nome já chama  atenção só em ser pronunciado, é isso mesmo o Levanta Defunto promete conquistar os foliões. Com tudo isso imaginem qual será o resultado? Um sucesso.

Surubim novamente vai poder reviver esse momento riquíssimo da cultura popular que, mais do que um ritmo e uma dança, se configura como a identidade do povo pernambucano.
Acompanhe aqui a entrevista com um dos organizadores do Bloco o jovem José Anderson.

Pergunta Nº 1 - O bloco levanta defunto é uma agremiação carnavalesca, quando surgiu a ideia de fazer ele em uma proporção maior?

O Bloco Levanta Defunto é uma inovação no carnaval de Surubim em vários aspectos. Primeiro, porque faz um resgaste cultural aos antigos carnavais, trazendo para o povo o frevo, tão esquecido em nossa cidade nos dias atuais. Segundo, nossa festa é do “Do povo para o povo” se caracterizando como uma agremiação sem fins lucrativos, muito diferente do capitalismo exacerbado encontrado na maioria dos blocos de hoje em dia. Terceiro, além de sairmos tocando na avenida, temos apresentações na sede do bloco, que se caracterizam como uma verdadeira mistura cultural, onde bandas de rock, pagode e forró se apresentam. E quarto, ninguém nunca havia pensado em colocar um bloco tão cedo, visto que saímos às 7 horas da manhã de nossa sede. Uma ideia que os foliões de verdade adoraram, pois a folia começa antes do normal e eles já saem direto para o Desfile das Virgens, que começa aproximadamente quando nossa festa termina. 

Pergunta Nº 2 - Em qual dia, horário, local e número de participantes de 2015, qual a perspectiva para 2016? E porque este nome?

O nome do bloco é uma brincadeira sadia. A sede do bloco fica ao lado do Cemitério de Surubim e, quando comentamos que íamos sair tocando deste local tão cedo, alguém nos indagou: “Vão levantar os defuntos, é?”. Como gostamos de colocar humor em tudo, decidimos optar por “Levanta Defunto”, para que as pessoas se divertissem com a nomenclatura escolhida. Todos gostaram e entraram na brincadeira. Nomes divertidos assim são facilmente decorados e ficam na cabeça do povo. 

Ano passado, no nosso primeiro ano, aconteceram imprevistos que diminuíram o tamanho de nossa festa. Ainda assim contamos com uma grande orquestra de cerca de 30 músicos fazendo muito frevo na avenida. Em seguida, voltamos à sede onde, como já foi dito, assistimos a apresentações. O povo pediu tanto que resolvemos repetir a dose. Este ano esperamos que a quantidade de músicos suba, assim como a quantidade de bandas que farão presença e a quantidade de foliões. A expectativa é contar com três ou quatro apresentações no nosso palco para entretenimento dos presentes.

Pergunta Nº3 - Este espaço agora e reservado para suas considerações finais, agradecimentos, convidar a população etc, pode ficar a vontade. 

É no Domingo, dia 14/02, na Rua José Ronilson da Silva, ao lado do cemitério, em Surubim. A festa é de todos e convido toda população a conhecer o verdadeiro frevo, nossa cultura popular e identidade do povo pernambucano. O Bloco que resgata os carnavais de verdade aguarda todos de braços abertos. Venha conosco sentir a “embriaguez do frevo, que entra na cabeça, depois toma o corpo e acaba no pé”. Finalizou José Ânderson Silva, Secretário do Bloco Levanta Defunto.



quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

CASINHAS: Rosineide Barbosa dribla a crise, conclui obras, anuncia ações, parcerias e mais desenvolvimento para o município

Blog do Agaci Soares
Da Redação

A prefeita de Casinhas Rosineide Barbosa falou com exclusividade para o blog sobre o último ano de sua terceira gestão e as perspectivas e planejamento para o seu quarto mandato frente a prefeitura. 
O que Rosineide têm a dizer sobre os inúmeros pré-candidatos a prefeitura de Casinhas? Bem Agaci, cada cidadão que seja maior de 21 anos e filiado em um partido político tem todo direito de ser candidato. Administro Casinhas pela terceira vez, são grandes as dificuldades enfrentadas, não precisa eu falar, basta cada cidadão se dirigir a um supermercado que vai sentir no bolso o peso de uma crise avassaladora. Na política não existe dono, nem detentor, irei mais uma vez passar pelo julgamento do povo e são eles que irão dizer se desejam continuar com o trabalho que vem sendo realizado.

Rosineide quais ações você destacaria nestes três anos de gestão? As ações são muitas, se fosse aqui relatar como você bem sabe e tem conhecimento seria muito tempo, mas vou relatar aqui algumas que mudarão a vida das pessoas e da localidade. No Diogo reformamos e ampliamos a escola, instalamos luminárias na ponte que faz divisa com Surubim, em Lagoa de Pedra além de melhorarmos a escola e o posto de saúde estamos construindo uma quadra poliesportiva, calçamos parte da Chatinha de Baixo, quadra no junco, reforma da escola e iluminação. No Catolé de Napoleão reforma da escola, água encanada, melhoria do CRAS, no sítio Catolé de Mitonho concluímos a escola, e instalamos um ponto de apoio com médico, enfermeira, técnica atendendo uma vez por semana. Na cidade o asfalto embelezou tudo, estamos com mais de 40 casas populares em faze de conclusão, construção de PSF e um sonho esperado por muito tempo a reforma da Escola São Luiz. Nosso hospital tem médico 24h, o nosso samu funcionando, e quantas vidas não já foram salvas pelos anjos. Quem não lembra como era a Rua 7 em Vila Nova, lama no tempo da chuva e hoje uma nova realidade, construção do PSF de Serra Verde entre tantas outras ações, é como eu disse se for falar eu não paro. Reformamos os PSFs do Junco, Vila Nova, Montado. No esporte adquiri o Campo Municipal para que nossos desportistas não tivessem suas atividades interrompidas, e são muitas, nosso trabalho não para.

Quais são as perspectivas para 2016? O que a população pode continuar esperando da atual gestão? Compromisso! Esta é a palavra chave de nossa gestão, críticas e oposição sempre vai existir, pessoas que não aderem ao nosso projeto de governo é normal. Se as pessoas falassem com a mesma intensidade que ajudassem Casinhas, sem dúvidas nossa cidade seria melhor, por isso, não ligo para os comentários, mas retiro deles forças para continuar no projeto que primeiro Deus e segundo o povo me atribuiu.

O blog aproveita para agradecer a entrevista e parabenizar Rosineide pela transparência e equilíbrio político/financeiro que a mesma vem tratando a coisa pública. Em diversas comunidades a popularidade da prefeita vem crescendo, hoje ela conta com cinco vereadores e diversas lideranças comunitárias que afirmam apoio e torcem para que sua quarta gestão continue sendo pautada em especial no respeito e na melhoria da qualidade de vida dos casinhenses.

CASINHAS: Zé Cantor! o cantor apaixonado quer ser agora o prefeito apaixonado

Blog do Agaci Soares
Da Redação

José Augusto ou o mas popular conhecido (Zé Cantor) começou o dia de hoje 27 de janeiro com postagens referente a política local. Segundo sua página pessoal no facebook ele seria mas um candidato a prefeito da simples e acolhedora cidade de Casinhas que hoje tem a frente de sua administração pela terceira vez a enfermeira Rosineide Barbosa. Zé Cantor é natural do sítio Catolé de Mitonho, casado com Sandra sua companheira inseparável, pai de três filhos, ótimo amigo e jovem. 

SERIA POR AÍ O CAMINHO: Vai la saber! Em tempos tão turbulentos não dá para fazer previsão da cabeça das pessoas, agora duas coisas eu digo: Ou a prefeitura de Casinhas tá cheia de mel pra ter tanta gente querendo ou estão subestimando o trabalho, a forma de administrar e a competência política de Rosineide Barbosa.

AVANÇOS: Usinas de asfalto municipal como solução para a crise

asfalto2
Blog do Agaci Soares
Fonte: AMUPE

As experiências exitosas em economizar dinheiro em meio a crise por parte dos prefeitos foi assunto abordado na edição do ultimo domingo(24/01), pelo Diario de Pernambuco, jornal de ampla circulação no estado.
Na matéria foi abordado a alternativa do uso da usina de asfalto para economizar em até um terço no preço da pavimentação com paralelepípedos, comum na maioria das cidades Pernambucanas. O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, foi um dos destaques da matéria por ser um dos cinco prefeitos a aderir a alternativa, assim como Luciano Duque (Serra Talhada), Madalena Britto (Arcoverde), João Mendonça (Belo Jardim) e Débora Almeida (São Bento do Una). Confira um trecho logo mais e depois a matéria na integra clicando no link abaixo.

Em tempos de dificuldade econômica, os municípios procuram formas de economizar. Na criatividade, a saída encontrada por algumas prefeituras tem sido as usinas de asfalto. Demanda comum, a pavimentação de ruas e praças, especialmente no interior, costuma ser feita por meio de implantação de paralelepípedos, que custa em torno de R$ 60 por metro quadrado. Com as usinas próprias, as prefeituras conseguem fazer com que o metro quadrado para calçamento das vias custe metade ou um terço do preço(…)

sábado, 16 de janeiro de 2016

CASINHAS: Carla Brito deixa cargo de secretária de educação sob aplausos pelas conquistas de 2015

Blog do Agaci Soares
Da Redação

A professora de carreira Carla Brito, natural de Casinhas, assumiu o cargo em 2015 a convite da prefeita Rosineide Barbosa que no momento convidava também a professora Laura Souza para ocupar a secretaria de finanças. Carla se despediu dos funcionários internos da SME em grande estilo, em contato com o blog falou: “Estive secretária de educação em um período de 2015, aceitei o convite, que para mim foi desafiador, mas, ao mesmo tempo satisfatório, aprendi e pude contribuir ainda mais com a educação do meu município, só tenho agradecer a equipe, a prefeita e aos professores que tão bem me avaliaram durante o tempo que passei a frente da secretaria de educação. Não tenham dúvidas, continuarei contribuindo e trabalhando, em nenhum momento deixei de atender os anseios da classe, finalizou Carla”.

Em 2015 encaminhou muitas ações, calendário 2016, projetos inovadores e ainda a reforma de mais de 10 escolas municipais que receberão melhorias do piso ao teto a exemplo da escola do Diogo que já está em fase de conclusão. Carla deixou o cargo por decisão própria e em comum acordo com a gestão e com a equipe. Em nenhum momento ficou “VAZIO” nem muito menos deixou de cumprir com suas obrigações, vale salientar que quem conhece a professora sabe de sua competência, humildade, responsabilidade e caráter. Quem a conhece sabe de sua índole como educadora e ser humana. O blog aproveita para desejar felicitações em sua nova trajetória. 

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

CASINHAS: Maricely Almeida é a nova Secretária de Educação

Blog do Agaci Soares
Da Redação

Na manhã desta terça dia 12 de janeiro a prefeita de Casinhas Rosineide Barbosa anunciou a nova secretária de educação do município. Maricely Almeida, natural de Casinhas, atuou no município em várias funções, dentre elas coordenadora na secretaria de educação, gestora da escola Manoel Basílio, coordenadora da Escola São Luiz e atualmente estava sendo gestora da Escola Luiz Ventura em Lagoa de Pedra. Ela assume a pasta repassada pela também professora Carla Brito que deixou o cargo em dezembro de 2015.

Em contato com a prefeita sobre a mudança na secretaria ela falou: "A educação é um dos instrumentos que vem recebendo muitos investimentos em nossa gestão, a professora Carla Brito assumiu a pasta em 2015, realizou um excelente trabalho, contribuiu e avançamos, mas por uma decisão dela, pediu para continuar contribuindo em outra função, eu como gestora só tenho agradecer a Carla pelo empenho realizado. E hoje tive o prazer de apresentar Maricely, professora, responsável, pessoa que vem ajudando a administração naquilo que precisamos, tenho certeza que não será diferente agora, desejo a ela sorte e dizer que estaremos juntos para melhorar ainda mais a educação de Casinhas, falou Rosineide".

Maricely se mostrou agradecida e disse: "Agradeço a Deus por mais este desafio e a prefeita Rosineide que depositou em mim esta confiança, saibam que vim para contribuir, somar, construir pontes. Sei que assumo hoje um papel fundamental, uma secretaria que vem de antecessores muito competentes, e com o apoio dos colegas de trabalho e a parceria da prefeita, vamos sim continuar avançando. Irei trabalhar 24h se for preciso para atendermos as demandas e continuar priorizando a qualidade do ensino em nosso município".